Volta às aulas: como voltar à rotina professor e aluno?
Março | 2020

Por Angélica Weise

As férias escolares já terminaram para alguns e para outros está terminando e milhares de estudantes retornam às aulas. Aqui neste texto vamos deixar algumas dicas para ajudar a retomar a rotina. Pais, professores e familiares, este texto pode ser útil para você!

Muitas vezes a rotina volta às aulas não é fácil. Até mesmo para aqueles que gostam. Depois de um tempo em casa, fica difícil adaptar-se a uma nova rotina.

Mas acompanhe as nossas dicas que podem lhe ajudar nesse momento! E lembre-se: mesmo que seja difícil é uma fase e vai passar.

Dicas para alunos para volta às aulas

Dica 1: Horários para dormir

Nas férias muitas crianças acabam dormindo até mais tarde. Por isso, uma semana antes já comece a deitar e acordar um pouco mais cedo a cada dia. Essa é parte da chave para uma transição controlada. Até você chegar a horários semelhantes ao resto do ano. Isso ajuda muito!

Dica 2: Converse sobre a "voltar às aulas" 

Em muitas ocasiões, enfrentar o primeiro dia de aula cria tensão e ansiedade nos alunos e, em alguns casos, também nos pais, principalmente quando o aluno frequenta a escola pela primeira vez, inicia um novo ciclo acadêmico ou muda de escola. Por isso, vá aos poucos conversando com ele sobre o seu retorno e a adaptação de toda a família.

Dica 3: Colete informações da escola

A escola é o local em que as crianças passam muito tempo do seu dia. Por esse motivo, é essencial que os pais vejam antecipadamente todas as informações sobre a escola em que seus filhos vão estudar, principalmente se houver alguma troca de escola.

Além dos dados básicos, como horários de abertura e fechamento, localização de prédios ou telefones de contato, os pais devem ser informados de outros aspectos, como as regras do centro de entradas e saídas ou sobre uniformes ou roupas de os estudantes, se devem fazer um lanche e como deve ser ou os serviços médicos prestados aos alunos.

Dica 4: Descubra sobre atividades adicionais

A maioria das escolas oferece aos alunos serviços complementares ao estritamente acadêmico. Em alguns casos, eles visam facilitar a conciliação do trabalho e da vida familiar dos pais, como as chamadas salas de aula matinais, que recebem os alunos pela manhã, antes do início das aulas ou os serviços da cantina escolar.

Em ambos os casos, é necessário obter antecipadamente as informações sobre as condições e o custo desses serviços para planejar a agenda e o orçamento da família com antecedência.

Dica 5: Verifique o transporte.

Uma vez conhecidos os horários de entrada e saída da escola, é aconselhável verificar o tempo necessário para sair de casa e evitar atrasos nos primeiros dias de aula.

Uma boa ideia é testar a rota alguns dias antes, ao mesmo tempo em que está agendada, para que o cálculo possa ser feito com as mesmas condições de tráfego. 

Quem optar pelo ônibus escolar deve confirmar os horários de busca e verificar o horário da transferência até a parada. É essencial ter em mente que as crianças com ansiedade geralmente demoram mais tempo para se preparar do que outras crianças, portanto, isso deve ser levado em consideração no planejamento de horários.

Dica 6: Planejar atividades extracurriculares

A maioria dos alunos do ensino fundamental e médio inclui uma ou mais atividades extracurriculares semanais em sua agenda. Os diferentes estudos realizados sobre o impacto dessas atividades nos alunos indicam que, se forem bem organizados e estruturados, podem beneficiar o desempenho acadêmico e favorecer o desenvolvimento da maturidade e diferentes habilidades interpessoais e sociais.

Mas não devemos esquecer que eles também precisam ter um tempo de descanso e lazer ao longo do dia. Ao contrário do que se pensa, não ter mais atividades o deixará mais cansado; pelo contrário, o que acontecerá será que sua ativação aumenta.

E você professor?

E os professores também precisam se adaptar a essa nova rotina. A rotina nos ajuda a fazer as coisas. Nós a automatizamos e precisamos de menos recursos, porque não precisamos estar cientes do que devemos fazer. 

A rotina gera estabilidade É necessário saber que a rotina confere estabilidade e confiança. Por isso, vá se preparando aos poucos.

Organize seu ambiente. Veja o que vai precisar levar para a escola  e quais são os materiais que o atendem no ano anterior e quais serão necessários neste ano. Não o deixe no último dia e comece a prepará-lo agora. 

Quer voltar tranquila para a aula? Conte com ajuda de ferramenta

Uma ferramenta pode ajuda ainda mais na sua rotina. É o Prova rápida.

É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida,  terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

E você está preparado para voltar as aulas?

Tags:
prova rápida
volta às aulas
professor