2020 mais organizado e com mais tempo! Conheça a Prova Rápida professor!
Janeiro | 2020

Se existe algo comum na rotina de muitos professores é a falta de tempo. Muitas das tarefas que deveriam ser concluídas na escola são finalizadas em casa.

Logo, a exaustão costuma afetar a vida dos professores, inclusive a sua qualidade de vida. Além disso, muitos professores precisam se reinventar na hora de ensinar. Justamente porque o modo tradicional de ensino — caracterizado por aulas expositivas e uso de quadros negros e livros — já não parece tão atrativo aos estudantes.

E é tão comum ver publicações de artigos científicos falando dessa gestão de tempo do professor, e mesmo assim este ainda ser um desafio. Parece que dicas são realmente difíceis de serem postas em prática, e que cabe ao professor carregar este ‘peso’.

Mas o fato de vivermos na era de intensa evolução tecnológica fez com que nos aproximemos da tecnologia, incorporando em nosso dia a dia. Um exemplo básico são as redes sociais. O Whatsapp por exemplo, é utilizado para professores e alunos organizarem tarefas em sala de aula.

Será que o uso da tecnologia se limita apenas a isso? Inclusive as escolas brasileiras deveriam usar mais ferramentas tecnológicas. Porque a tecnologia na educação, utilizada de maneira orientada pode trazer benefícios tanto ao professor, quando aos alunos.

Dicas básicas que na prática fazem a diferença

1. Planeje as suas aulas com antecedência

Na hora do planejamento, algumas questões básicas devem ser organizadas. Por exemplo, qual é o tempo total da minha aula? O que vou elencar em cada atividade?

Se pergunte o que será feito, caso ocorra algum imprevisto e a aula tiver que ser interrompida. É importante seguir um cronograma e contar com um plano B.

2. Faça o uso de tecnologias

Não fique com receio na hora de usar novas tecnologias. Elas estão aí para ajudar você. Além de ganhar tempo, a sua rotina também pode ficar mais organizada.

Ferramenta que pode ajudar você professor a ter mais tempo!

Não conte apenas com uma rede social para afirmar que está usando a tecnologia. Compreendemos que é comum o receio por algumas ferramentas, principalmente quando o uso tradicional de algumas já vem dando certo, como um caderno de anotações.

Mas experimente fazer o uso de softwares. Muitos são gratuitos e irão ajudar o professor a gerir melhor o seu tempo em sala de aula, como também das atividades executadas em casa.

E um exemplo disso é a Prova Rápida. É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através da Prova Rápida,  o professor terá acompanhamento dos resultados de seus alunos. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

A ferramenta Prova Rápida ainda conta com diversos tutoriais que irão ajudar o professor a se familiarizar com a plataforma e realizar as atividades de forma tranquila. Também pode-se tirar dúvidas através do e-mail.

Vantagens ao usar a Prova Rápida

Uma das vantagens da Prova Rápida é que além de poder elaborar a prova na plataforma, imprimir e corrigí-las com ajuda de aplicativo, é possível disponibilizá-las  também online.

Outra vantagem é que a ferramenta conta com estatísticas. E esse recurso tem ajudado muitos professores a identificarem as dificuldades da turma, quando corrige uma prova. Ou seja, ao selecionar uma turma você pode ver o desempenho por questão.

Dessa forma, o professor consegue identificar o que precisa trabalhar mais nessa disciplina, qual a maior dificuldade dos alunos. Outra vantagem é que a cola que é ainda tão comum vai ser difícil de ser posta em prática. Isso porque o professor pode ‘embaralhar’ as questões na hora da impressão. Não é o máximo?

E também há possibilidade de ver todas as suas avaliações, turmas e alunos organizados num só lugar. Não precisa ficar andando com diversos cadernos, e esquecer eles na escola ou em casa, e ainda correndo o risco de perdê-los.

Isso dá mais credibilidade ao estudo do aluno e o professor consegue perceber no que ele pode melhorar.

Sem contar que o banco de questão da Prova Rápida é algo que impressiona. E o professor tem uma redução do tempo gasto na elaboração e correção de provas.

Ou seja, vantagens são inúmeras. Há vários motivos para adotar o uso da tecnologia em sala de aula. Se ganha tempo, se organize as tarefas. Por que não experimentar?

E você pode usar de forma gratuita, mas terá vantagem ao assinar o plano Premium que é por um valor nada absurdo comparado ao que a plataforma traz de recurso para o seu dia e organização.

Experimente a Prova Rápida professor!

 

Tags:
Prova Rápida
professor
gestão de tempo