Quais são os melhores recursos tecnológicos para educação?
Janeiro | 2020

Quem não tem a seguinte sensação: “Os recursos tecnológicos evoluem a tal ritmo que o professor está em processo de treinamento constante”?

Um recurso didático é qualquer material desenvolvido com a intenção de facilitar o papel do professor e, por sua vez, a do aluno. São, portanto recursos didáticos aqueles materiais ou ferramentas que têm utilidade em um processo educacional.

As principais funções dos recursos educacionais podem ser resumidas nos seguintes pontos:

• Facilitar a aprendizagem do aluno, fornecendo informações.

• Ser um guia para o aprendizado, pois ajudam o professor a organizar as informações que ele deseja transmitir.

• Ajudar a exercitar e desenvolver as habilidades, pois proporcionam um ambiente para a expressão do aluno,  seja preenchendo um formulário por meio de uma conversa na qual o aluno e o professor interagem, seja por meio de jogos de representação de papéis;

• Despertar a motivação, estimulando e criando interesse pelo conteúdo.

• Permitir que os alunos avaliem seus conhecimentos o tempo todo, pois geralmente contêm uma série de perguntas para que o aluno reflita.

Em relação a isso, deve-se acrescentar que, com o surgimento de novas tecnologias, numerosos recursos educacionais foram invadindo as salas de aula, facilitando o trabalho do professor.

 

Recomendações com relação ao uso de recursos tecnológicos em sala de aula

  • Defina limites de uso para dispositivos dentro do contexto escolar;

  • Ofereça sua ajuda em caso de qualquer problema com o uso da tecnologia;

  • Conheça os sites que você frequenta e quais atividades você faz enquanto navega na Internet;
  • Use filtros parentais em dispositivos, até uma idade prudente;

 

Vamos falar de alguns recursos tecnológicos que são simples e que podem ser usados em sala de aula.

1. Vídeos de Youtube

Às vezes, encontrar conteúdo educacional de qualidade não é fácil. E por muito tempo o Youtube que para muitos era apenas passatempo, hoje apresenta conteúdo relevante e que pode ser usado dentro da sala de aula. Basta fazer uma seleção de conteúdo, para por exemplo, mostrar um vídeo sobre determinado assunto.

2. Tecnologia como recurso de ensino na escola

Computadores, projetores digitais, internet, tablets, vídeos multimídia, telas digitais são recursos educacionais que podem permitir um melhor desenvolvimento do compartilhamento de conhecimentos entre o professor e o aluno, assim como na maioria dos países onde as crianças têm acesso à internet e tecnologia.

Toda escola que procura ter alunos bem-sucedidos deve incorporar a possibilidade de os professores disporem dos recursos tecnológicos e não apenas fornecer a eles os recursos, mas também o treinamento para que sejam explorados ao máximo potencial, ministrando cursos, notícias, exemplos de como um projetor digital pode ser usado para transmitir um vídeo em sala de aula, em vez de dar uma aula master com apenas uma voz que pode ser monótona.

O professor deve ter um consultor de informática que permita criar um instrumento pedagógico que se adapte de acordo com o que o professor deseja trabalhar, embora qualquer professor possa criar uma planilha em powerpoint, prezzi ou até gravar um videoclipe no YouTube, um programador pode fazer uma aplicação que ofereça muitas novidades para fins educacionais.

Existem estratégias que sempre foram eficazes, apesar de certo dispêndio de tempo em sua criação, agora elas podem ser incorporadas à sala de aula com tecnologias, um ótimo exemplo disso são mapas mentais, você pode imaginar seu professor explicando a teoria dos genes recessivos e dominante com um mapa mental multimídia?

3. Sala de aula inteligente

Eles já são uma realidade em muitas escolas ao redor do mundo e buscam renovar o modo tradicional de educação. São salas equipadas com a tecnologia necessária para melhorar a qualidade da aprendizagem, facilitar o acesso à informação e fortalecer o vínculo de comunicação entre professores e alunos.

4. Ferramenta para elaborar e corrigir provas

Poder contar com ajuda de uma ferralmenta para elaborar e corrigir provas facilita o dia a dia do professor.

Por isso, o Prova Rápida é uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida,  o professor terá acompanhamento dos resultados de seus alunos. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

E você? Também tem utilizado?

 

Tags:
prova rápida
recursos tecnológicos
escola