Como melhorar a experiência de aluno EAD
Janeiro | 2020

Por Angélica Weise

O ensino EAD cresceu muito nos últimos anos. O fácil acesso a tecnologia e a disponibilização de inúmeros cursos para essa área possibilitou que mais pessoas optassem pelo ensino a distância.

A popularização da educação, vinculada ao acesso à Internet e ao desenvolvimento tecnológico permitiu que quem tivesse algo a ensinar pudesse compartilhar seus conhecimentos com os cursos online, sejam eles ao fazer uma faculdade ou um curso online de determinada área.

Ao mesmo tempo que rompeu barreiras, também trouxe uma mudança de comportamento no perfil do estudante. E por mais cômodo que seja, hoje muitos já compreendem que estudar por EAD requer muita disciplina e comprometimento para obter bons resultados em seus estudos.

Até mesmo faculdades e cursos preparatórios encaram mudanças no ensino e melhoraram a experiência de ensino. Nesse sentido, o desempenho dos alunos de EAD pode ser considerado um indicador de sucesso de um curso a distância para a instituição.

A instituição deve aproveitar os benefícios da transformação digital para enriquecer o ensino e a aprendizagem, com melhorias diretas à experiência do aluno. Deve também se atentar a melhorar o ensino à plataforma de EAD utilizada e ao material didático adotado.

Os alunos do EAD podem usufruir o mecanismo do sistema EAD ao ponto de que:

  • Aprendem de forma autônoma;
  • Aprendizagem de forma parcialmente assistida (tutorial);
  • Aprendem recebendo uma série de informações e assistência de um supervisor (ensino);

Para os alunos é importante seguir uma dica: a interação com os seus colegas de classe.

Para aproveitar ao máximo um curso online é importante participar e interagir com outros colegas de classe. 

Quanto mais você participa, mais conexões significativas você terá com outros participantes, aumentando sua experiência de aprendizado. Por isso, não tenha vergonha de conversar com seus colegas e até mesmo tirar dúvidas.

Por fim, para a Instituição, algumas dicas podem ajudar no relacionamento de professores e alunos. Vamos falar quais são:

Chat

Uma ideia bastante comum e interessante é a implementação de um chat em seu AVA (Ambiente virtual de aprendizagem). Por lá, os alunos podem trocar mensagens com os professores e colegas. É importante que sejam definidas regras e que o chat seja voltado para área de estudo.

Fórum de discussão

Os fóruns de discussão são bem importantes para explorar melhor o conteúdo trabalhado em sala de aula. É importante que todos os alunos participem.

Transmissão ao vivo

E dependendo do nível de discussão e dos assuntos pautados, o professor pode ainda decidir fazer uma transmissão ao vivo. Isso é muito pessoal e é necessário se sentir à vontade para participar.

Uso de redes sociais

Claro que isso é mais opcional, mas colocando algumas regras o uso de grupos pode ter um bom retorno. Seja em grupos fechados no facebook, como também grupos no whatsapp que podem auxiliar na comunicação dos alunos e professores.

Dar maior dinamismo para a monitoria

Ou seja, a instituição também precisa melhorar o envolvimento da plataforma, aliada a tecnologia e conteúdo, envolvendo os estudantes como conteúdo que mesclam:

  • Vídeos longos e curtos
  • Ebooks 
  • Jogos 
  • Podcasts 
  • Infográficos
  • Teste 
  • Transmissões ao vivo e muito mais.

Além de utilizar todas essas ferramentas, sempre que termina um curso, as avaliações para saber o que os alunos acharam do curso são bem-vindas. Assim, é sempre possível ir melhorando a experiência do aluno EAD.

Vantagens para o professor

Não acredite que apenas os alunos recebam benefícios da educação a distância. Especialistas vem afirmando que a educação a distância vai crescer ainda mais.

Se você trabalha como professor pode aproveitar os recursos desse formato para ganhar dinheiro extra, dando aulas particulares online, por exemplo, ou então para iniciar um negócio digital.

Mas mesmo se você não trabalha com ensino, ainda é possível trabalhar com o EAD.

Portanto, se você possui um conhecimento específico e interessante que pode ser compartilhado, agora que sabe o que é EAD, também pode aproveitar seus benefícios e começar a trabalhar na Internet. Também pode se valer para ensinar alunos a distância.

Disponibilize o rendimento dos alunos de maneira digital

Going mobile significa acesso a muitos dados de qualquer lugar e a qualquer momento. Os estudantes de hoje são altamente experientes em tecnologia e esperam que sua instituição também seja. Se possível, disponibilize notas, feedbacks, observações, comentários nas tarefas e recados com o auxílio de ferramentas digitais. 

E por falar em rendimento de alunos na sala de aula, vou comentar a respeito de uma ferramenta que tem auxiliado muitos professores na elaboração e correção de provas de alunos. É a Prova Rápida!

É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

O interessante é que você pode ver o rendimento dos alunos através das provas aplicadas, e como verificar que conteúdo ou área precisa melhorar o desempenho.

Através do Prova Rápida,  terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

Quando instituições trabalham com a educação a distância, essas precisam transformar a experiência do ensino online útil e agradável. E isso vai além de um conteúdo. A plataforma precisa ser boa e interativa.

 

Tags:
prova rápida
tecnologias da educação
EAD