5 profissões que não existiam há alguns anos atrás
Janeiro | 2020

Por Angélica Weise

A tecnologia mudou o estilo de vida das pessoas, como também alterou o mercado de trabalho. Prova disso são profissões que sequer existiam alguns anos atrás.

Por isso, neste texto vamos explorar mais as profissões que alguns anos atrás pouco se falava ou NÃO se conhecia. Muitas hoje são tendência.

1. Influenciador digital

Não podemos deixar de falar dessa que é uma profissão até muito desejada por adolescentes e jovens: os influenciadores digitais.

Na lista estão os youtubers e o influenciador digital na rede social Instagram. Eles ajudam a promover marcas e ajudar na sua consolidação no meio digital.

Mas engane-se quem acredita que essa profissão é só glamur. Quem saiu do anonimato para se tornar um influenciador digital garante que é necessário também muito trabalho, afinal é necessário produzir conteúdo e se tornar um influenciador para as marcas e os seus seguidores.

2. Analista de Mídias Sociais

São eles que alimentam  com conteúdo as páginas do Facebook, Instagram e outras redes sociais. Também ajudam a marca a se posicionar no mercado de trabalho, melhorando o relacionamento com o consumidor.

Dentro dessa mesma área podemos ainda incluir os profissionais que trabalham como analista de SEO, que é o responsável pela visibilidade de um site ou blog, e os que atuam como analista de marketing digital. Cada um desempenha um trabalho diferente, mas estão na mesma área.
 

3. Desenvolvedor de aplicativo

Essa é uma profissão que não é uma novidade no mercado de trabalho, mas que cresceu muito nos últimos anos. Levamos como exemplo, a nossa relação com os aplicativos. Estamos muito ligados a eles, seja para utilizar algum serviço ou para lazer. Mas por trás deles há profissionais responsáveis pelo seu desenvolvimento.

Para seguir essa área é preciso conhecimento. A linguagem de programação Java, é a base para o desenvolvimento de aplicativos para Android, por exemplo.

4. Desenvolvedor de automação e robótica

A robótica está cada vez mais em alta e os desenvolvedores estão sendo cada vez mais requisitados. Isso porque automatização das profissões torna a robótica um campo fértil no mercado. É responsável pela elaboração e execução de projetos ou manutenção de processos automatizados.

5. Operador de drones

O mercado global de veículos aéreos não tripulados (UAVs) está crescendo rapidamente. Mas não pense que é muito fácil atuar nessa área.

Mesmo criando oportunidades de emprego para operadores de drones, eles devem saber muito mais do que simplesmente pilotar o equipamento aéreo para se destacar no mercado.

Inclusive a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) impõe determinadas regras. O melhor caminho para entrar nesse mercado de trabalho é garantindo a melhor formação. 

Onde estudar para trabalhar com tecnologia

São diversos os cursos que habilitam o profissional a trabalhar com tecnologia. Hoje é possível, dependendo da área, você fazer uma faculdade ou ainda investir em cursos online voltados para essa área.

No caso de fazer uma faculdade você pode escolher desde Comunicação Social e Marketing até Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet, Jogos Digitais e Engenharias diversas.

Em meio a tantas opções é importante escolher universidades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que lhe garantem um diploma reconhecido no mercado de trabalho.

Tecnologia na educação

A tecnologia na educação utilizada de maneira orientada representa o futuro da educação. Elas ajudam a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, não há do que se fugir quando o assunto é a tecnologia.

Mesmo que ainda haja um certo receio pelo seu uso, sabemos que a tecnologia pode trazer benefícios no aprendizado dos alunos e até mesmo facilitar o ensino dos professores. As tecnologias e o uso das ferramentas dentro da escola é uma das maneiras de potencializar o ensino e torná-lo mais interessantes.

Os aplicativos são um exemplo disso. Eles vieram para facilitar a vida. E por isso, vamos apresentar uma ferramenta que tem sido forte aliada dos professores para elaborar e corrigir provas. É a Prova Rápida.

É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida,  terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

Falamos apenas de cinco profissões, mas claro que existem mais profissões que surgiram nos últimos anos devido a presença da tecnologia em nosso dia a dia.

Aliado a isso, é importante que escolas e faculdades também estejam mais abertos a esse novo mercado de trabalho. Sabemos sim que profissões tradicionais são importantes e muitas delas vão continuar existindo, mas não podemos ignorar as mudanças que estão no caminho.

Aliado a isso, o acesso à informação se popularizou e tornou mais democrático, e então precisamos aproveitar esse momento para melhorar e dinamizar essas novas oportunidades que vão surgindo.

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/profissao/profissoes-que-surgiram-com-a-tecnologia/

 

 

 

Tags:
prova rápida
tecnologia
novas profissões