Como aprender matemática de forma lúdica nas séries iniciais?
Dezembro | 2019

Crianças e matemática não andam de mãos dadas. E isso acontece frequentemente. É que aprender matemática geralmente é uma tortura para muitas crianças. Até parece que a matéria matemática é um monstro. Muitas crianças têm medo da matemática. (Inclusive eu que escrevi este texto me encaixo neste grupo).

Por isso, é que muitos professores se deparam com a pergunta: como ensinar matemática aos alunos de maneira eficaz? Qual método de aprendizagem deve ser adotado? Este é um desafio diário para professores que ensinam matemática para as crianças. Todo mundo tem seu próprio método de aprender matemática.

 A matemática aplicada de forma lúdica pode se tornar diversão. É importante que crianças compreendam que o conhecimento matemático é uma ferramenta básica para entender e gerenciar a realidade em que vivemos, como por exemplo, melhorar a nossa vida financeira.

Habilidades trabalhadas na matemáticas no jogo

As crianças brincam de explorar formas, comparar magnitudes, contar objetos. As habilidades matemáticas realizadas podem estar relacionadas a seis categorias específicas:

  • classificação , por exemplo, organização de brinquedos, distribuindo-os em caixas dedicadas a uma categoria específica (edifícios, bonecas, carros de brinquedo);
  • ordem por tamanho entendendo que um objeto grande não pode caber dentro de uma caixa pequena;
  • numerando os objetos ou pessoas ao redor;
  • descubra o movimento , também graças a ações comuns, como arremessar objetos;
  • descobrir formulários, criando volumes;

Como aprender matemática?

Os Jogos caseiros, artesanato, impressão, atividades, e  os recursos tecnológicos são ótimas ferramentas para ensinar matemática para as crianças. A aprendizagem lúdica inclui tanto brincadeiras livres como brincadeiras dirigidas, assim como jogos são ótimas opções.  Vamos passar algumas dicas:

Recursos tecnológicos: Os aplicativos para iPad, tabets e smartphones são, até o momento, uma das principais ferramentas que podem ser usadas para o ensino de matemática para as crianças. Os recursos tecnológicos devem ser vistos de forma natural e abordados como novas formas de ensino, e não como que vá prejudicar o ensino.  Alguns exemplos de aplicativos são os seguintes: Rei da Matemática, Cola Matemática, iMathematics.

Lego:  há um verdadeiro valor agregado ao LEGO.  Nele, os Blocos de LEGO são comumente usados para construir estruturas coloridas,Nesse método de aprendizado é muito mais inteligente, interessante e divertido aprender matemática. Experimente!

Jogos de tabuleiro: os jogos de tabuleiro são indicados para aprender matemática, pois eles favorecem a concentração e o envolvimento mental de cálculos realizados durante o jogo.

Para saber mais a respeito, indicamos a leitura deste material. Clique aqui.

Jogos de construção: Blocos de madeira, plástico colorido ou sucata são brinquedos que as crianças normalmente gostam bastante e, enquanto brincam, aprendem noções de engenharia, classificação e estratégia;

Os tijolos e a descoberta da geometria: Brincando com construções as crianças em idade pré-escolar colocam em jogo - mesmo no nível da pura intuição - numerosos conceitos de geometria que serão estudados já na escola primária.

As músicas são recursos úteis para educar em linguagem matemática. Através das músicas, a criança aprenderá a memorizar e praticar de uma maneira simples e divertida. 

Até os desenhos ou pinturas são muito úteis. A pintura em si traz vários benefícios. Desenhar para ensinar matemática às crianças os ajudará a aprender de forma rápida e prática. Não esqueça que eles têm uma forte memória visual. Além disso, eles gostam de tudo o que é colorido.

O segredo da pedagogia: combinando diversão e aprendizado

Aprender matemática com o jogo é possível. Tudo isso torna as coisas mais simples e permite que você aprenda sem o esforço que faria sentado diante de um simples professor na escola. O jogo é visto do ponto de vista:

  • Cognitivo , simplifica bastante a aquisição de regras básicas, a memorização e, acima de tudo, a compreensão de conceitos não simples.

  • Afetivo , favorece muito o relacionamento com os outros, o reconhecimento dos próprios limites e habilidades em geral.
  • Psicomotora , desenvolve habilidades manuais e coordenação oculo-motora, o que é muito importante

Ferramenta para ajudar o professor

Quer ter mais tempo para fazer inúmeras atividades com seus alunos? Então utilize as ferramentas educacionais ao seu favor. Que tal ter uma ajuda com a correção de provas? Elaborar e corrigir provas exige tempo do professor. A nossa recomendação é a ferramenta Prova Rápida.

É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida,  terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

As crianças estão naturalmente envolvidas no raciocínio lógico-matemático. Vários estudos mostraram que a criança é capaz de resolver problemas matemáticos espontaneamente.

A matemática é uma ciência que pode ser complicada para crianças. É um conjunto de operações numéricas que provavelmente requerem grande esforço mental. No entanto, há um número infinito de métodos que podem transformar uma criança a gostar de números! 

 

 

Tags:
prova rápida
matemática
aprender matemática