Cursos para os professores aprenderem a ensinar tecnologia dentro da sala de aula
Dezembro | 2019

Abordar a questão da introdução da tecnologia no ensino escolar por vezes pode ser um desafio aos professores. Muitos aprenderam a utilizar ferramentas pedagógicas sozinhos, porém reconhecem que a tecnologia educacional pode contribuir no ensino dentro da sala de aula.

De acordo com uma pesquisa da TIC Educação, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada recentemente, 92% dos professores de escolas públicas e 86% de escolas particulares estão buscando por conta própria o uso e ensino da tecnologia. Saiba mais

Isso mostra o quanto o professor precisa se reinventar, e nem sempre conta com o apoio necessário para se aprimorar.

Ainda conforme a pesquisa divulgada, pouco mais da metade, 54% dos professores de até 30 anos, disse que cursou uma disciplina na graduação sobre o uso de tecnologias. Logo, percebemos que a tecnologia na educação poderia estar mais presente no currículo, e aí entra também outro debate sobre o que precisa ser feito a respeito

Nem sempre na escola se encontram projetos que estão ao lado destes profissionais para os auxiliar. É preciso que na formação dos professores o assunto da tecnologia seja pauta. Dessa forma, outros profissionais podem supervisionar e dar apoio aos professores quando há alguma atividade que ocorra na escola. Isso é importante porque os ajuda a:

  • analisar as necessidades de treinamento dos professores;
  • compartilhar práticas e experiências virtuosas;
  • apoiar o desenvolvimento de habilidades digitais e metodológicas dos professores.

Cursos indicados para os professores

Vamos listar alguns cursos que professores podem inserir no seu dia a dia. Eles podem ser feitos de forma online e gratuita! Coloque na sua lista estes cursos:

Ensinando com tecnologia e investigação

Este curso discute temas sobre tecnologia e técnicas de Aprendizagem por Investigação no ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

É preciso ficar atento as novas turmas que são abertas. O curso foi desenvolvido pela Universidade de Toronto e está disponível com legendas em português.

O treinamento dura oito semanas e demanda entre três e cinco horas de estudo por semana. Clique aqui para saber mais.

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional

É voltado para profissionais da rede pública de ensino.  O ProInfo Integrado é um programa de formação para incluir tecnologias da informação à dinâmica pedagógica. Clique aqui para saber mais do curso.  

Curso de formação de professores da Escola Digital

A Escola Digital foi criada em 2013 pelo Instituto Inspirare, pelo Instituto Natura e pela Fundação Telefônica Vivo e é uma plataforma que reúne mais de 4 mil objetos digitais de aprendizagem voltados para professores. Conta com três módulos e é gratuito, totalmente online. Clique aqui para saber mais.

Curso notícia falsa                           

É um curso online que inclui assuntos como: fake news e a febre amarela; fake news e a memória da internet; mas afinal, o que é fake news; viralização, tecnologias e pessoas; democratização dos meios de comunicação; e ferramentas para checar informações.

O curso é gratuito, mas para obter o certificado os participantes devem efetuar o pagamento no valor R$ 45. Clique aqui para fazer o curso.

 

Como a tecnologia educacional está transformando o ensino?

O quadro, as quatro paredes da sala de aula e o professor não são mais suficientes para manter a atenção do aluno hoje. A tecnologia educacional é uma ferramenta que vem transformando a troca de experiências entre quem ensina e quem aprende. 

Com isso, o ensino é integrado à vida cotidiana através do computador, tablets e até do telefone que temos em mãos o tempo todo. Novas tecnologias digitais nos oferecem a possibilidade a custos razoavelmente limitados de criar ambientes multimídia e de aprendizado multissensorial nos quais as crianças podem se treinar para uma abstração progressiva.

Com a ajuda desses mecanismos, funcionando como uma extensão da sala de aula os processos educacionais permanecem atualizados, e o acesso a informações de qualidade é facilitado, como também a autonomia dos alunos é incentivada.

Por meio do conteúdo educacional fornecido online, a retomada dos temas trabalhados em sala de aula é intensificada e o fluxo é mais dinâmico. Além disso, alunos e professores têm acesso a materiais de qualquer lugar com acesso à Internet.

As novas tecnologias não são sentidas como algo estranho pelas crianças de hoje; eles estão presentes em todos os lugares em suas casas e em seus jogos; com eles os filhos ficam à vontade; videogames, televisão e computadores são para eles interlocutores com quem podem aprender e se divertir. 

Dessa maneira, os pais não devem considerá-los inimigos da aprendizagem. Se usado adequadamente em processos internos de aprendizagem podem ser aliados valiosos para os professores.

 No entanto, não se deve pensar que o computador possa substituir completamente o livro. Essas ferramentas tradicionais e seu uso tradicional sempre serão indispensáveis e insubstituíveis. Você deve pensar mais em uma integração do que em uma substituição.

Dica para você professor! Ferramenta para elaborar e corrigir provas!

Se você quer incluir em sua rotina o uso de uma ferramenta que vai ajudar no seu dia a dia, recomendamos a ferramenta Prova Rápida.

É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida,  terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

E você? Tem mais alguma sugestão de curso? Escreva para gente.

Referência

http://playtable.com.br/blog/4-cursos-para-professores-aprenderem-a-usar-tecnologia-em-sala-de-aula

 

Tags:
prova rápida
cursos para professores
ferramenta educacional