Profissões do futuro: a tecnologia está na lista
Outubro | 2019

Por Angélica Weise

Profissões que existem hoje sequer eram imaginadas há alguns anos atrás. O que dizer da profissão de Youtuber? Era algo inimaginável por muitos. Porém, hoje é tendência.

Segundo diversas pesquisas, muitas profissões deixarão de existir nos próximos anos em decorrência da revolução tecnológica, principalmente aquelas relacionadas a funções administrativas e industriais. Porém, não é preciso ter medo e achar que irá ficar desempregado. Ao mesmo tempo que profissões deixarão de existir, outras vão surgindo.

Algumas das profissões cotadas para deixarem de existir são: Operador de telemarketing, carteiro, agente de crédito, operador de caixa, Fiscal e coletor de impostos, entre outros. Isso em decorrência das novas tecnologias que ao mesmo tempo que vieram para facilitar a rotina das pessoas, também provocam mudanças no mercado de trabalho.

Porém, devido a habilidade humana que será concentrada no que os robôs (ainda) são incapazes de fazer, também há algumas habilidades que somente pessoas podem fazer. E, ao mesmo tempo novas profissões do futuro vão surgir e se expandir. Vamos saber?

  • Coach de bem-estar financeiro: muitas pessoas estão ganhando mais dinheiro, e precisam de um profissional que os ajude a aplicar o valor. Só que há também pessoas que estão com dificuldades para organizar as finanças. E nesta hora o coach de bem-estar financeiro entra em cena!
  • Designer de Jogos: com a era da internet, este profissional cria jogos para computador, celular, vídeo games e muito mais ganha destaque. É ele que desenvolve jogos eletrônicos que estão crescendo cada vez mais.
  • Especulador de Moedas Virtuais: as moedas digitais estão em alta, é por isso que este profissional vai ocupar cada vez mais destaque neste cenário. Ele vai ser responsável por abordar as questões de segurança e de investimento nas moedas virtuais. Uma área em expansão.
  • Marketing digital: ela apenas está engatinhando e tem muito o que expandir. Claro que é preciso conhecimento na área. Mas também conhecimento em psicologia social, estatística, e um pouco de programação e design não vão nada mal.

Outras profissões estão na lista como: Consultor de aposentadoria, Detetive de dados, Engenheiro de wearables, Programador de automação de marketing, e Programador de machine learning.

Como vimos é fato que quem dominar novas tecnologias na área também deverá obter destaque no mercado. Nessa questão entram em pauta conhecimento sobre machine learning; internet das coisas, inteligência artificial, big data.

Profissões do futuro, mas competências do ser humano

Mesmo com novas profissões sugirndo e muitas delas ligadas a tecnologia, não podemos deixar de negar que há competências que serão inerentemente aos seres humanos. É o que abordou uma reportagem publicada na NSC Total. 

Segundo a reportagem, algumas habilidades interpessoais serão ainda mais valorizadas nas profissões do futuro. Vamos destacar algumas:

  • Capacidade de resolver problemas complexos: empatia e criatividade são alguns dos aspectos que o profissional do futuro precisa ter. E essas questões são algo inerente ao ser humano. Saber se colocar no outro, sem julgamento com certeza tornará este profissional muito mais valorizado no mercado de trabalho.
  • Habilidade para lidar com dados e novas tecnologias: quem ignorar a tecnologia pode acabar ficando de fora do mercado de trabalho. E não sou eu que estou afirmando. São as pesquisas afirmando que o profissional do futuro precisa ter conhecimento nesta área.
  • Inteligência emocional: porém, mesmo tendo inúmeras habilidades, o profissional do futuro precisa lidar com sentimentos e emoções. É algo que será a posto cada vez mais dos novos profissionais.

Na educação, o uso de ferramentas digitais

Quem tenta fugir do uso da tecnologia em seu dia a dia está dizendo não para novas oportunidades, e até mesmo comodidade. Há tantas ferramentas online que vieram para facilitar a rotina do professor. E uma delas é o Prova Rápida! Você já ouviu falar?

É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida,  terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

E você? Tem refletido a respeito das profissões do futuro? O que pensa a respeito? Compartilhe conosco a sua ideia.

Ao mesmo tempo que se fala muito da tecnologia e de como ela vem impactando na vida das pessoas, é fato ainda que muitas pessoas não estão de acordo, ou não acreditam em toda essa revolução. Até mesmo na educação, muitas escolas e faculdades continuam ensinando conteúdo que se requer será relevante para o profissional do futuro.

É preciso também até mesmo que o governo esteja aberto as mudanças que as profissões do futuro terão. Diálogos sempre são muito bem vindos!

Referência

https://vestibulandoansioso.com/noticias/12-profissoes-que-vao-deixar-de-existir-no-futuro/4/

Tags:
prova rápida
tecnologia
novas profissões