Por que os professores faltam tanto?
Outubro | 2019

Por Angélica Weise

Os professores nas escolas tem uma rotina cheia de compromissos. As tarefas que iniciaram na escola, muitas vezes são concluídas no conforto do seu lar. Logo, a distinção entre lazer e trabalho se mistura.

A sensação de que nunca darão conta de todos os afazeres, dá aquela sensação ao professor de que sempre está em falta com algo. É por isso, que muitos professores adoecem. Aliado a rotina exausta, acabam faltando nas escolas.

Pesquisa apontou que os professores faltam muito!

Foi o que também apontou um estudo  realizado por Priscilla Tavares, pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo, onde ela abordou o tema A Falta Faz Falta? Para saber mais clique aqui!

Segundo informações relatadas por Priscilla, na rede estadual de São Paulo, a maior do país, com 5.463 escolas, todo dia 12 mil professores faltam, em média (a rede possui 189 mil docentes). Isso é muita coisa!

Quando um professor falta, é necessário ver se outro professor consegue substituí-lo, e isso consequentemente afeta toda a dinâmica da escola. Claro que pode acontecer imprevistos, doenças, e por vezes o professor pode até mesmo deixar uma tarefa pronta.

Só que a falta tem sido comum a muitos professores que enfrentam desde estresse crônico até mesmo depressão, e isso afeta o desempenho na sala de aula.

Quando um professor falta, ele precisa conversar isso com o gestor e também expor o que está acontecendo, para que em conjunto consigam encontrar maneiras seguras de driblar essas faltas. É também necessária uma compreensão de toda a equipe e comunidade escolar.

Por que professores faltam muito?

Várias questões podem desencadear na falta dos professores nas escolas. Listamos algumas:

  • Problemas respiratórios
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Nervosismo
  • Síndrome do pânico
  • Estresse
  • Jornada de trabalho extensa

A rotina cheia de compromissos, lidar com problemas de alunos e comunidade escolar com situações complicadas também afeta a vida do professor. E como em outras profissões, o professor não consegue separar facilmente a vida pessoal daquela que ele acompanha na escola.

O que a escola pode fazer na hora que faltar um professor?

Quando o professor consegue avisar com antecedência que irá faltar, a gestão escolar pode então programar uma atividade, ou então até mesmo o professor pode deixar uma atividade pronta.

Porém, quando isso acontece de forma inesperada, é preciso procurar formas de suprir essa ausência. Afinal, os alunos saíram de suas casas e se dirigiram até a escola. Logo, eles vieram para aula, e precisam de atividades.

Algumas escolas já elaboraram planos para lidar com a falta de professores. Veja algumas exemplos de como lidar com falta de professores:

Utilizar o apoio da secretaria: é fundamental nessas horas, caso o professor esteja enfrentando alguma dificuldade, que relate a secretaria. Ele precisa sentir conforto e ter o apoio de toda gestão escolar.

Muitas vezes a secretaria já conta com um professor que está pronto para realizar uma atividade extracurricular.

Registrar e deixar disponível o que é feito em sala: quando um professor falta é interessante contar com um registro de todas as atividades que foram realizadas. Assim, fica mais fácil saber como dar continuidade em uma determinada atividade.

Criar um banco de atividades e mantê-lo atualizado: outra forma é ter um banco de atividades e que esteja sempre atualizado. Isso contribui para que o professor realize atividades com a turma. Fica mais fácil englobar toda a turma e ter um direcionamento.

Simplifique a sua vida professor!

Muitas vezes o professor escuta falar de ferramentas na área da educação que podem contribuir em sua rotina, porém não dá a devida atenção.

E nessas horas, ele poderia estar simplificando a sua rotina. Apenas utilizando ferramentas online que contribuem na rotina. Que tal ter ajuda de uma ferramenta na hora de elaborar e corrigir provas? Essa sem dúvida é uma tarefa que demanda tempo e atenção.

Essa ferramenta existe, estamos falando do Prova Rápida! É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida,  o professor terá acompanhamento dos resultados de seus alunos. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

O que você achou? Que tal experimentar essa ferramenta?

Há professores que dificilmente faltam, e participam das diversas atividades pedagógicas, das reuniões, dos conselhos de classe. Mas ninguém está livre de se ausentar, e de ocorrer um imprevisto. Claro que quando isso se torna frequente, então é preciso um diálogo com a gestão e até mesmo psicólogo para saber driblar tal situação.

Tags:
professores;
prova rápida
escola