Tecnologia dentro da sala de aula: motivação e responsabilidade
Setembro | 2019

Por Angélica Weise

A presença de um ambiente tecnológico pode ser importante para o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de línguas, entre outras questões. Para lidar com as mudanças rápidas e imprevisíveis da sociedade na cultura, ciência e tecnologia, as escolas devem garantir que as gerações mais jovens desenvolvam habilidades, e a tecnologia ajuda, e muito!

Numa sociedade complexa, afetada por mudanças rápidas e imprevisíveis na cultura, ciência e tecnologia, é necessário que os jovens possuam não apenas conhecimentos teóricos e habilidades técnicas. A tecnologia está em toda parte, e parte de nossa cultura começa a se integrar, mas ainda não é difícil encontrar as tecnologias na sala de aula. 

Isso nos afeta em nossa vida cotidiana, nos jogos, no trabalho e, é claro, na maneira de ensinar e aprender. Mas, acima de tudo, atitudes de abertura à novidade, disponibilidade para aprendizado contínuo, assumindo iniciativas autônomas, responsabilidade e flexibilidade. 

Nem tudo é fácil. É preciso gerenciar tecnicamente o uso de uma ferramenta específica e, ao mesmo tempo, trabalhar em conjunto com o conteúdo , habilidades sociais, comunicação e expressão, interpretação de dados e muitas outras coisas; e a grande variedade de utilitários.

10 razões para integrar novas tecnologias na sala de aula

  1. Com conteúdo e metodologia adequados, telefones celulares, laptops ou tablets ajudam a educar os alunos de uma maneira mais dinâmica e aberta.
     
  2. Incentiva a integração de novas formas de aprendizagem, abertas à adaptação a um maior número de alunos, favorecendo a aprendizagem individualizada.
     
  3. Ambiente ideal para trabalhar em equipe, sem limitar a presença física dos grupos de trabalho.
     
  4. O uso da tecnologia na sala de aula permite que os professores instruam os alunos sobre o uso responsável de dispositivos fora de um ambiente controlado, como em casa ou fora.
     
  5. Os alunos estão acostumados a usar tablets, telefones celulares ou computadores praticamente desde que nasceram para brincar e aprender. Portanto, é lógico que eles sejam incluídos na sala de aula como uma ferramenta de aprendizado.
     
  6. As informações que os alunos recebem são mais atualizadas e podem ser adaptadas aos objetivos estabelecidos pelo centro e pelos professores.
     
  7. O papel do professor é alterado e os alunos se tornam protagonistas de seu próprio aprendizado, permitindo uma gamificação da sala de aula que é comprovadamente ideal em um ambiente educacional.
     
  8. Por serem dispositivos caros, isso força o aluno a ser responsável pelo material de trabalho.
     
  9. Existem poucos ambientes de trabalho em que o uso de novas tecnologias não é essencial.
     
  10. A tecnologia permite que os alunos sejam mais criativos e mais conectados.

O futuro da educação já está aqui e oportunidades estão sendo perdidas para reorientar a educação atual para o mundo real em que vivemos e no qual os alunos terão que enfrentar seu futuro.

Exemplos de como inserir a tecnologia na sala de aula

Quando falamos de tecnologia em sala de aula não estamos falando de nada mágico. Apenas de pequenas ações que já podem impactar positivamente os alunos e ainda melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula.

Veja alguns exemplos, e se você já adota, parabéns!

  • Crie o blog da turma . Especialmente quando os alunos são os responsáveis por introduzir contéudo . Isso pode ser um acréscimo adicional às aulas comuns;
  • Gerir mapas conceituais . Seria, no início ou no final, ou como uma atividade recreativa baseada em certos elementos;
  • Quadros de anotações . Muito útil para criar glossários de maneira participativa e colorida;
  • Redes sociais . Para muitos, ainda é perigoso e inexplorado. O grande risco é a identidade do aluno, o uso de perfis pessoais. Mas existem outras iniciativas que combinam assuntos e sua comunicação através do Twitter, ou com a criação de grupos de trabalho no Facebook que pode ser útil;
  • Youtube: como um grande aliado. Existem poucos professores que aprendem com os grandes Youtubers , seguidos em massa por adolescentes e jovens, mas muitos outros também criaram seus canais pessoais para aplicar , 
  • Criar uma história em quadrinhos: Grandes histórias, com o clique de um botão, que são montadas pouco a pouco e são muito visuais. As possibilidades são enormes;
  • Discussões e discussões em rede: Os fóruns, no formato que muitos de nós conhecíamos, foram superados pelo enorme impacto das redes sociais. Eles ajudam na reflexão de diversos assuntos.

Ferramenta que auxilia o professor

Já que estamos falando da tecnologia na sala de aula, que tal contar com ajuda de uma ferramenta para fazer a elaboração e correção de provas?

Estamos falando do Prova Rápida. É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida,  terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

Como vimos a tecnologia em sala de aula pode ser bem motivadora. Basta usar as ferramentas certas. É importante contar com o suporte de tecnologia da escola.

Tags:
prova rápida
professor
tecnologia na sala de aula