5 livros sobre tecnologia na educação para ampliar seu conhecimento
Setembro | 2019

Por Angélica Weise

Não é de hoje que os livros são uma importante ferramenta de conhecimento. Eles ampliam a nossa visão, podemos conhecer novos aspectos e ampliar as nossas ideias. Por isso, os livros são tão difundidos.

Mesmo publicados em diversas áreas, é sempre bom aprofundar o conhecimento em determinada área. Hoje vamos falar mais a respeito dos livros sobre tecnologia na educação. Se você se interessa por essa área, então acompanhe o texto!

Independente da escolha, é interessante levar em conta o objetivo proposto da leitura quando se trata de livros sobre tecnologia na educação. É importante saber os seus fundamentos, seu desenvolvimento didático específico e propostas de trabalho para a sala de aula.

Como facilitadores, precisamos desenvolver habilidades digitais para enfrentar os desafios que a educação virtual nos apresenta. A atualização e modernização na implementação das TICs é um processo permanente para o professor.

Os principais livros sobre tecnologia na educação

Apresentamos uma pequena lista de livros sobre tecnologia na educação para quem quer se inteirar sobre o assunto. Este é apenas um recorte de uma lista com mais livros. Se tiver mais dicas escreva nos comentários.

  1. Gamificação na educação
    Este livro foi escrito por Luciane Maria Fadel (org.), Pimenta Cultural, 2014. A organização é de Luciane Maria Fadel, Vania Ribas Ulbricht, Claudia Batista e Tarcísio Vanzin.
    O e-book  é dividido em dez artigos escritos por diferentes especialistas na área, o aponta os diálogos possíveis entre a gameficação e a educação. Ele traz vários aspectos da gamificação na educação. O livro é de conteúdo livre e está disponibilizado gratuitamente para download.
  2. Multimídia digital na escola
    Livro escrito por Elenice Larroza, e que aborda a utilização de tecnologias no ambiente escolar e o uso de recursos educacionais abertos. Como já descreve: “O que é produção multimídia? Como trabalhar com essas produções de forma real em sala de aula? Que softwares estão disponíveis gratuitamente para esse trabalho? Como avaliar as produções em multimídia dos alunos? Essas são algumas questões que este livro procura ajudar o professor a responder”
    São exploradas diversas s experiências desenvolvidas dentro da sala de aula; para professor realmente é um livro rico em conteúdo e que amplia a nossa criatividade.

  3. Novas tecnologias e mediação pedagógica
    Escrito por José Manuel Moran questiona a educação tecnológica na sala de aula. “As tecnologias digitais desafiam as instituições a buscar alternativas ao ensino tradicional e a focar na aprendizagem mais participativa e integrada, com momentos presenciais e outros com atividades on-line”.

  4. Tempos digitais: ensinando e aprendendo com tecnologia
    O autor do livro é Hélio Lemes Costa Jr. É um livro recomendado para qualquer tipo de professor, nível de formação e em qualquer área do conhecimento. Sendo assim, para quem quer começar explorando os livros, este aqui é um bom começo, pois tem um direcionamento mais amplo e vai ajudar na exploração do assunto em sala de aula.

  5. Tecnologia assistida: a inclusão na prática”, de Eromi Izabel Hummel
    Esta obra irá abordar o ensino sob o olhar da tecnologia assistida, que é focada em ferramentas para auxiliar o ensino de alunos com deficiência.

    A tecnologia digital não é apenas cada vez mais usada nas escolas para aprender e aprofundar o conhecimento, mas também desempenha um papel importante na educação geral das gerações futuras, promovendo a aquisição de competência digital, fundamental na vida de hoje e, em particular, no mundo da educação.
     

Usando a tecnologia para simplificar a rotina do professor

Como vimos, a lista de livros sobre tecnologia na educação é bem ampla. E há muito o que ser explorado. São diversos aspectos do qual a tecnologia pode ser inserida.

E como falamos de tecnologia na educação, não podemos deixar de falar de ferramentas que realmente estão ai para contribuir de forma positiva na vida do professor e aluno. Essa em especial é ótima para professores.

É uma plataforma que elabora e corrige provas. Você já testou? Estamos falando do Prova Rápida. É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida,  você terá acompanhamento dos resultados dos seus alunos. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

O conhecimento é um dos principais valores da sociedade, diretamente relacionado ao nível de formação de seus cidadãos, sua capacidade de inovação e empreendedorismo. Por isso, a leitura de livros é tão bem vinda.

Espero que você tenha gostado de nossas sugestões. Qualquer leitura é indicada. Afinal, como devemos repensar o trabalho dos professores hoje? Como tirar proveito das novas oportunidades que a sociedade da informação oferece e ir inserindo a tecnologia da educação?

Tags:
prova rápida
escola
tecnologia na escola
educação