Quais os maiores desafios enfrentados pelos professores dentro da sala de aula?
Setembro | 2019

Por Angélica Weise

Motivado por sonho, ou ainda pela importância que a carreira de professor possui na vida das pessoas, muitos optam em seguir a carreira de professor.

Porém, dados informam que pode inclusive faltar professores no futuro. É que o professor vê seu valor ser diminuído diante da nova realidade. É pouco espaço, muitos problemas e desafios, e poucas soluções. Nem todos conseguem driblar este desafio ou estão preparados.

Na monografia escrita por Luciléia Aparecida dos Santos Pereira intitulada “Os desafios enfrentados pelo professor na atualidade” ela traz um pouco desse contexto sobre a dificuldade dos professores perante a tantos desafios:

“A sociedade coloca uma grande responsabilidade sobre os professores. Eles devem ser capazes de atrair os jovens e mudar a sociedade para melhor, mas muitas das vezes o saber não se torna tão atrativo quanto ás redes sociais e tantos outros mecanismos que acabam distanciando os alunos do conhecimento, tudo isso acaba frustrando os professores que se sentem mal por não atingirem as expectativas depositadas nelas”

http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/12506/1/PDF%20-%20LUCICL%C3%89A%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20PEREIRA.pdf

Neste trecho escrito Luciléia é possível entender o que é esse desafio e o quanto pode custar a vida do professor.

Desafios que começam fora da sala de aula

Professores formados sabem que o desafio se faz mesmo na sala de aula, e que muito do que se aprendeu na universidade, muitas vezes não se aplica na escola e alunos. É preciso conseguir descobrir métodos de ensino mesmo diante das dificuldades.

Além dos desafios da profissão, muitos profissionais precisam lidar ainda com o desafio social, e a vulnerabilidade que acompanha a rotina de alunos, e que consequentemente impacta no desenvolvimento educacional dos alunos.

Este desafio social por mais que atinja a comunidade, impacta no aluno. O professor muitas vezes desempenha o papel de pai e mãe, conselheiro e precisa lidar com crianças que vem sem comer, muitas vezes sem roupas adequadas porque estão perante a vulnerabilidade social.

Há ainda que se reconhecer que muitos professores possuem uma certa dificuldade para lidar com a tecnologia, principalmente aqueles que nasceram sem ela, logo há muitas vezes um receio em aceitar novos métodos.

Sem contar que muitos alunos também demonstram pouco interesse nos métodos tradicionais, pois estão abertos a tecnologia e o que se pode aprender com ela.

Ou seja, a formação dos profissionais não os preparam para os desafios do dia a dia nas quais os professores se deparam quando entram em uma sala de aula.

Desafios do professor dentro da sala de aula

Lidar com diferentes perfis ao longo de toda trajetória profissional: em uma sala de aula são diversos perfis de alunos. Alguns mais cautelosos e tímidos, outros mais extrovertidos. Há também aqueles com mais problemas sociais que podem impactar em seu relacionamento e estudo na sala de aula.

Sendo assim, o professor encontra uma sala de aula em que são várias mentes pensando diferente, alguns querendo aprender, outros nem tanto. Mas mesmo assim é uma tarefa nada simples.

Realizar atividades diversas: é desafio conseguir integrar diversas atividades dentro da sala de aula, visto que cada um possui as suas dificuldades. O que pode para um ser uma atividade extremamente legal, para outro pode ser difícil.

É preciso então encontrar maneiras para tais atividades se tornarem agradáveis e interessantes. O apoio dos colegas, o diálogo aberto e sincero, dentre outras questões.

Usar a tecnologia, mas lidar com o celular: fala-se muito em usar a tecnologia em sala de aula. Mas para muitos é um verdadeiro desafio. Muitos se voltam apenas para as redes sociais e se esqueçam de utilizar qualquer ferramenta da melhor forma.

Cabe aos professores um diálogo aberto. Por exemplo, o WhatsApp pode ser usado para criar grupos de estudos com os estudantes. Ou ainda, usar a gamificação em aulas de matemática. Isso requer disposição, conversas e formas de conseguir avaliar o desempenho de todos.

Conheça o Prova Rápida

A tecnologia está ai para ajudar o professor. Ele precisa ir compreendendo a sua importância tanto em sala de aula, quanto fora. O maior desafio atualmente é os professores conseguirem notar que a tecnologia pode tornar o processo de ensino-aprendizagem melhor.

Inúmeras estratégias podem ser pensadas para facilitar a vida do professor em sala. Ele pode até mesmo usar a tecnologia para ganhar mais tempo. Por que não usar uma ferramenta que elabora e corrige provas? E assim ganha mais tempo tanto para a sua vida pessoal, quanto para pensar em maneiras de enfrentar os desafios da sala de aula.

Estamos falando do Prova Rápida. É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida,  terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

Se você professor quer impactar na transformação social de seus alunos, não se sinta pressionado, e faça a sua parte. Haverão desafios, mas é preciso.

Tags:
prova rápida
desafios do professor
escola