Consumo consciente responsável na escola
Agosto | 2019

Por Angélica Weise

consumo consciente tem sido pauta com frequência de projetos e ações na sociedade. E na escola, ele não tem passado despercebido. Cada vez mais escolas, professores, alunos tem ampliado as discussões e reflexões sobre a prática do consumo consciente.

Muitos pesquisadores vem defendendo esse diálogo. Conforme o Banco Mundial, a Terra atingirá 9,6 bilhões de habitantes em 2050. E para isso, muitas ações tem de serem tomadas, e em conjunto. Inserir na escola a prática do consumo consciente é um bom começo.

Vantagens de uma escola sustentável

A prática e o ensino de hábitos alternativos sustentáveis caracterizam uma escola sustentável. Logo, o consumo consciente pode ser praticado no dia a dia, por meio de gestos simples. Não é preciso pensar em ações drásticas. Pequenas atitudes já podem transformar a escola, comunidade escolar e ajudar o meio ambiente.

Alguns dos benefícios da criação de escolas sustentáveis são os seguintes:

  • Menor consumo de energia;
  • Menos desperdício, graças à correta separação do lixo e reutilização de materiais;
  • Poupar água;
  • Bem-estar entre os membros da comunidade escolar;
  • Promover a imagem da escola;
  • A educação continua nas gerações futuras;

E mais. Não para por aí. As vantagens da escola mais sustentável ainda podem englobar diversos setores:

  • Melhoria do ambiente escolar : trabalho conjunto entre alunos e professores para gerir os resíduos de forma sustentável para o meio ambiente;
  • Compromisso da comunidade local: autoridades locais , organizações e empresas podem contribuir com seus conhecimentos para a gestão ambiental;
  • Maior conscientização sustentável: os alunos e outros funcionários são encorajados a integrar seus conhecimentos em educação ambiental em sua vida escolar diária;
  • Promoção do autocontrole: o processo democrático ajuda os alunos a assumir o controle de seu ambiente, podendo decidir em que pontos melhorar seus diferentes ambientes;
  • Economia financeira: iniciativas em educação ambiental contribuem para economia de energia e água, enquanto a reciclagem, após sua transformação, pode significar renda para a escola;

Dessa forma, pode-se promover ações que exigem o apoio e o compromisso de todos. É importante também que os professores participem de várias sessões de treinamento, e se sintam aptos a ensinar. Ações essas, que irão impactar positivamente na escola e comunidade escolar. Os exemplos positivos logo irão se espalhar! 

Dicas de sustentabilidade na escola

É importante que as dicas que são repassadas em sala de aula sejam aplicadas dentro da escola. Dessa forma, os estudantes conseguem sentir/perceber que de fato o que se fala também se aplica. Não é algo que fica em uma conversa superficial. Confira algumas dicas:

  • Trazer embalagens vazias;
  • Utilizar materiais reciclados;
  • Estimular o reaproveitamento;
  • Usar a água de forma consciente;
  • Criar e cuidar de uma horta coletiva;
  • Auxiliar a criação de redes de carona;

De fato é quase impossível conseguir colocar todas essas dicas de consumo consciente em prática. Mas adotando apenas algumas já é possível inserir o consumo consciente. Claro que cada prática vai depender da escola e do envolvimento da comunidade escolar.

O que importa é que esses alunos se sintam integrados e pertencentes de acordo com a sua realidade. Essas dicas sustentáveis e conscientes não podem ser repassadas de forma separada. O aluno precisa se sentir integrado na comunidade, e pertencente a natureza.

Também é importante que a comunidade escolar crie um plano abrangente para proporcionar um impacto positivo na sociedade, na economia e no meio ambiente. O diálogo entre escola e comunidade deve ser colocado em prática. De nada adianta a escola inserir novos hábitos e a comunidade escolar ao redor não reconhecer/importar. Ela também precisa se sentir integrada.

Os alunos também compreendem que podem ser os agentes de mudança dentro de suas famílias, compartilhando os produtos que eles colhem e de sua comunidade em geral, disseminando seus conhecimentos e as práticas de consumo consciente.

Ferramenta para ajudar o professor na sala de aula

Que tal ter mais tempo para discutir assuntos importantes como o consumo consciente na escola? Você pode contar com ajuda de uma ferramenta.

Se você aplica provas e quer ter mais tempo para atividades como o consumo consciente, ou ainda, se quer elaborar provas que contemplem questões voltadas a esses assuntos, pode contar com a ajuda de uma ferramenta: é o Prova Rápida.

É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida, você terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões.

É uma ferramenta e tanto não é mesmo?

O consumo consciente é um estilo de vida voluntário. Mesmo que existe a crise no meio ambiente, há ainda na sociedade um conflito de valores. Muitos não se sentem integrados com o meio ambiente, e por isso, desacreditam em qualquer ação.

Defendam seu individualismo acreditando que apenas uma ação não irá fazer a diferença no meio ambiente. E é ai que está o perigo. Se todos inserirem práticas simples e sustentáveis ai sim conseguiremos melhorar o meio ambiente. E a escola ocupa uma papel fundamental nesse sentido.

Através da utilização do Prova Rápida, você professor pode contribuir para o consumo consciente. Isso porque uma das funcionalidade do Prova Rápida é a aplicação de provas online, o que implica na economia de papel. E isso gera sustentabilidade para o ambiente, além de economia de dinheiro para as escolas. Está interessado em consumir menos? Adote novas atitudes!

Tags:
consumo consciente
Prova Rápida
escola
alunos