EAD cresce cada vez mais no Brasil
Julho | 2019

Por Angélica Weise

O preconceito que por muito tempo reinou no ensino a distância (EAD) hoje já é visto com outros olhos. Conforme um apontamento realizado pelo EAD.BR, feito pela Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), em 2017 foi registrado um número recorde de matriculados: 7.773.828. A tendência é que esse número continue aumentando.

O estudo apontou ainda o seguinte:  enquanto o ensino presencial apresentou queda nas matrículas, a EAD registrou um crescimento de 17,6% de 2016 para 2017. 

Pesquisas sobre EAD no Brasil

Outro estudo divulgado pelo Censo do Ensino Superior, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontou que as matrículas de graduação à distância cresceram 375,2% de 2007 a 2017.

Por sua vez, na modalidade presencial, o avanço foi de 33,8% no mesmo período. Uma enorme diferença. Ainda conforme pesquisa do ministério da Educação (MEC) para 2023, a perspectiva é que o número ultrapasse mais de 50% das matrículas no sistema EAD.

 Logo quando o estudo de EAD iniciou, além do preconceito, muitos especialistas afirmaram não ver muito futuro, mas não é o que está acontecendo.

Até porque num mundo cada vez mais conectado, esse mercado só tende a crescer. Afinal, o EAD é sucesso também em outros países. Inclusive muitas das instituições aqui no Brasil que não eram muito conhecidas e que surgiram se fortaleceram. Até mesmo instituições reconhecidas no ensino presencial também focaram no sistema EAD.

Vantagens do sistema EAD

O que antes representava até mesmo uma ameaça ao sistema educacional, hoje é visto de forma positiva. Pois, o EAD pode atingir estudantes em locais em que não há faculdade, e os mesmos não precisam se deslocar para outras cidades. Mas claro, sempre avaliando a questão da qualidade de ensino que é importante.

Entre as vantagens do sistema EAD listamos algumas:

  • É flexível: a flexibilidade chama a atenção de quem deseja fazer um curso, uma faculdade por EAD. É que o estudante fica livre para acompanhar os conteúdos no horário mais conveniente. Ele pode assistir os conteúdos diversas vezes. Mas atenção! É preciso muita disciplina para quem estuda por EAD. Cuidado com a procrastinação e a moleza! Não é porque é EAD que não precisa ter foco e dedicação.
  • É mais barato: o EAD também é ótimo para quem não tem condições de arcar com cursos e faculdades com valor mais elevado. Os valores cabem no bolso de muitas pessoas. Sem contar outros custos que o estudante economiza. Ele não precisa se deslocar todos os dias até a faculdade, o aluno economiza tempo e dinheiro com transporte!
  • Conteúdo e interação estão sempre à mão: para quem gosta de poder rever o conteúdo, esta é uma grande vantagem, pois o aluno não perde nenhum conteúdo.

Desafios da educação a distância

Mesmo apresentando diversas vantagens, o sistema EAD enfrenta os seus desafios. Um deles é a evasão. Este é um dos principais desafios a serem superados pelas instituições que oferecem cursos a distância.

Foi o que mostrou uma pesquisa feita pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp): 33,7% dos alunos abandonaram uma graduação EAD em 2015 – taxa que é 22,8% maior que a dos cursos presenciais.

Ainda conforme o Censo EAD Brasil, divulgado pela Abed alguns fatores contribuem para isso:

- falta de tempo;

- questões financeiras;

- falta de adaptação à modalidade EAD ou à metodologia do curso;

-escolha errada;

Isso mostra claramente que muitos estudantes acabam subestimando um curso EAD, acreditando que o mesmo não é difícil, que não exige estudo. E como muitas instituições tem investido tanto em bons sistemas, quanto em professores, tutores, muitos alunos acabam reprovando e desistindo justamente pelo fato de acharem que é difícil.

E por que não seria? Estudar pelo EAD exige muito do aluno, e a escolha deve ser feita com consciência. Não basta apenas se inscrever porque a mensalidade cabe no bolso e assim terá uma diploma. Precisa ser feita uma escolha consciente que pode impactar em seu futuro profissional.

Estudo e tecnologia

Conforme as pesquisas vão apontando a tecnologia está cada vez mais presente na rotina das pessoas. E não adianta querer fugir. Estamos numa era de revolução tecnológica vinda com a comunicação e acesso à internet, e por isso que a educação tem sido pautada pelo uso da tecnologia.

Assim como o sistema EAD tem crescido no Brasil, tem aumentado também a procura de ferramentas que possam auxiliar o professor em sala de aula.

Assim funciona o Prova Rápida. É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida, você terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões. Não é mesmo o máximo?

Mesmo as pesquisas apontando o crescimento do sistema EAD, não queremos afirmar que este seja o melhor sistema. É bom sim haver diversidades, para que os sistemas educacionais ofereçam oportunidades para todos. E que assim, haja a inclusão daqueles que apostam em seu autoconhecimento.

Resumindo, a comodidade, economia de tempo e flexibilidade, que permitem estudar em qualquer lugar e horário faz com que o EAD cresça cada vez mais no Brasil.

Estudar EAD pode ter muitos benefícios, mas isso só depende de você!

 


 

 

Tags:
prova rápida
EAD
sistema educacional
tecnologia