Celular na sala de aula, aplicativos e tecnologias
Julho | 2019

Por Angélica Weise

Quando se trata da sala de aula, a tecnologia está sempre avançando! Uma das inovações mais importantes da última década foi a forma como os dispositivos móveis se mudaram para a sala de aula em todos os níveis. É comum ainda encontrar uma certa resistência por parte dos professores, afinal supervisionar o seu uso não é uma tarefa fácil!

Mas é fato que a tecnologia transformou a sala de aula, e ninguém pode contestar que há mais vantagens do que responsabilidades para aproveitar o potencial dos smartphones e tablets à medida que os dispositivos móveis se integram cada vez mais às vidas dos alunos. De maior envolvimento dos alunos a uma expansão do ambiente de aprendizagem fora da escola, os dispositivos móveis oferecem oportunidades educacionais exclusivas. Mas como usar em sala de aula? Confira o texto que elaboramos!

Como usar a tecnologia em sala de aula de forma efetiva?

Usar um tablet não é mais restrito a estudantes universitários: as crianças do jardim de infância até o ensino médio estão utilizando e os professores também.

Professores que são responsáveis por disciplinas eletivas especializadas podem encontrar muitos softwares que os ajudam a apresentar projetos divertidos e emocionantes para as crianças. É que existem programas para ensinar programação de computadores e outras tecnologias, programas para projetos científicos avançados, como dissecações, e muito mais. E não apenas isso, a tecnologia em sala de aula permite o uso de plataformas online com material de apoio por meio de celulares, e isso acaba facilitando todo o aprendizado.

Entre as maneiras de usar a tecnologia móvel na sala de aula estão:

  1. Uso do recurso de gravação de áudio e vídeo: por meio de algumas atividades é possível utilizar essas plataformas para recurso de gravação de áudio e vídeo; 

  2. Ferramentas de votação ao vivo: estes dispositivos ajudam na hora de um sorteio ou de uma votação para determinada atividade;

  3. Criação de Vídeos: dependendo da disciplina, essa pode ser uma forma bem interessante de estudar ou até mesmo de preparar um material;

  4. Bate-papo e fóruns de discussão on-line: é uma maneira de conectar alunos e professores fora da sala de aula através dos fóruns online;

Benefícios da tecnologia móvel na sala de aula

  • Os dispositivos móveis incentivam os alunos a aprenderem “em qualquer lugar, a qualquer hora” porque podem processar informações dentro ou fora da sala de aula;
  • As tecnologias móveis são relativamente baratas e podem atingir estudantes carentes com renda limitada;
  • Os dispositivos móveis ensinam aos alunos as habilidades sociais que são necessárias para o seu desenvolvimento;
  • Os dispositivos móveis são pequenos e ótimos para uso no ambiente de aprendizado;
  • A tecnologia móvel proporciona aos alunos uma experiência educacional personalizada, porque os dispositivos podem ser customizados e assim, utilizado de muitas maneiras diferentes dentro da sala de aula;

Desafios da tecnologia móvel na sala de aula

  1. Implicações negativas: alguns dispositivos móveis podem contribuir para o comportamento antiético dos alunos ou distração na sala de aula. Os dispositivos móveis também podem comprometer a integridade física e a privacidade dos alunos.
  2. Normas Culturais: Atualmente, a maioria dos professores e pais considera os telefones celulares como uma distração na escola.
  3. Teoria da Aprendizagem: No momento da publicação, não há teoria aceita de aprendizagem para tecnologias móveis.
  4. Diferenciação: As tecnologias móveis são diversas, o que representa um desafio significativo para os professores.
  5. Limitações: Algumas tecnologias móveis apresentam designs ruins com limitações de uso que podem afetar adversamente o aprendizado.
  6. É ainda comum encontrar em diversas escolas brasileiras uma falta de infraestrutura. Isso é relatado por muitos professores e alunos. Não existem computadores disponíveis e nem internet. Então mesmo o aluno trazendo o celular de casa, ele ainda teria que arcar com os custos da internet móvel.

De que forma professores devem se relacionar com a tecnologia móvel na sala de aula?

Os educadores devem procurar entender que a linguagem móvel pode auxiliar a reforma educacional. Esse segmento da educação exige muita pesquisa e apoio dos setores público e privado para ter sucesso.

Sendo assim, os educadores devem desenvolver formas para auxiliar o aprendizado móvel, e assim ajudar a promover a compreensão pública da capacidade da tecnologia de melhorar a educação para crianças de todas as idades. Uma maneira de conseguir isso é criando exemplos de tecnologia móvel na educação e apresentando-os ao público.

Dessa forma, devem promover ativamente o uso de tecnologias móveis na sala de aula para o público e para os formuladores de políticas educacionais, e se preparar para o uso de tecnologias móveis na sala de aula, treinando colegas para usar e incorporar dispositivos móveis ao aprendizado.

É indicado buscar apoio da liderança do país para o uso educacional de tecnologias móveis. Os professores adoram transformar uma aula chata em um jogo para motivar seus alunos, mas nem todos têm as habilidades para fazer um jogo do zero.

Em artigo publicado em 2018 por pesquisadores na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, os mesmo expõem a importância das tecnologias dentro da sala de aula:

As tecnologias, por exemplo, têm se mostrado imprescindíveis para o enriquecimento e criação de novos espaços de aprendizagem nos diversos segmentos de ensino, mostrando-se mais do que necessárias para a inovação de metodologias adotadas pelos professores. Desse modo, propiciam propostas diferenciadas para uma educação mais atrativa, significativa, contextualizada e favorável à construção de novos conhecimentos, por parte dos estudantes.

 

Ferramenta que auxilia o professor

Não basta apenas os alunos estarem utilizando o celular e as ferramentas disponíveis para aprendizagem. É preciso que os professores também se sintam integrados com os dispositivos móveis. E não apenas isso: que reconheçam as facilidades que estes podem trazer a sua rotina.

Que tal poder contar com uma ferramenta completa que ajuda na elaboração e correção de provas? O professor ganha mais tempo, e os critérios de avaliação se tornam mais rigorosos, evitando assim, as temidas “colas”, porque as provas serão diferentes e o professor ainda pode elaborar a prova e corrigir através do sistema.

Assim funciona o Prova Rápida. É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida, você terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões. Não é mesmo o máximo?

E você professor? Como lida com o celular na sala de aula? Conte sua experiência, e relate no comentário abaixo.

 

Tags:
prova rápida,
sala de aula
celular
celular na sala de aula