Os principais desafios da educação brasileira em 2019
Maio | 2019

Por Angélica Weise

Se existe um desafio que o país enfrenta, a área da educação é uma deles . É alto ainda o número de crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula, e isso se deve a inúmeros motivos. São vários desafios, em diversas ordens, desde estruturais, pedagógicos, financeiros, sociais e culturais.

Na prática, são muitos pontos que precisam ser melhorados. Desde o atendimento, melhorar a qualidade e reduzir as desigualdades entre escolas e redes de ensino público.

Pensar a educação e seu futuro no Brasil prevê também uma reformulação de todo o sistema educacional.  Um dos desafios é promover a permanência e a aprendizagem dos alunos nas escolas. Mas este não é único desafio.

Desafios na educação brasileira

De acordo com o estudo anual feito em 2017 pelo movimento Todos Pela Educação, este mostrou que 2,46 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos estão fora da escola. Entre esses, estão mais de 1,7 milhões de jovens entre 15 e 17 anos.

E os motivos apontados pelo estudo do Todos Pela Educação para o baixo desempenho e evasão escolar são:

  • baixa renda familiar;
  • pouca ou nenhuma escolarização dos responsáveis;
  • domicílio localizado em áreas longínquas ou rurais;
  • trabalho informal;
  • discriminação por cor ou gênero; e
  • distorção idade-série.

Além disso, os recursos financeiros destinados do governo estão abaixo do necessário, que seria de cerca de 6% do PIB, conforme indicações da OCDE. Ainda mais devido aos cortes feitos recentemente.  E na esfera pública, é comum haver atrasos em repasses para os governos

A remuneração também é uma das queixas de muitos professores. Até mesmo a falta de alguns professores dependendo da área afetam muitas escolas no país. Sem contar que é comum as notícias de brigas entre alunos, tráfico de drogas dentro da escola, agressões a professores e destruição do patrimônio das escolas. Isso tudo em conjunto abala o ensino e aumenta ainda mais os desafios da educação brasileira.

Muitas vezes o professor aprende apenas o conteúdo que precisa ensinar como história ou matemática, e o ensino de didática e pedagogia acaba ficando de lado, e isso muitas vezes dificulta o ensino na sala de aula, e a relação do professor com o aluno.

E nesse processo, o professor precisa reconhecer que as ferramentas digitais podem ser aliadas. Elas são aliadas, ao invés de imaginar que elas irão ocupar o seu espaço de trabalho, e mais do que isso, podem se beneficiar.

Investimento em educação

É quase unanime essa afirmação. O Brasil precisa expandir o investimento em educação. No país ainda convivemos com questões antigas, que já deveriam ter sido enfrentadas e resolvidas no século 20.

Os resultados das avaliações nacionais mostram que as crianças saem da escola sabendo muito menos do que deveriam. O sistema público de educação no Brasil é caracterizado por baixa qualidade dos professores e pelos altos índices de reprovação.

Uma educação de qualidade está pautada em questões como:

  • educação infantil de qualidade;
  • jornada escolar adequada;
  • tecnologia como ferramenta pedagógica para professores;
  • método de ensino e motivação pessoal do aluno são aspectos que impactam na trajetória de um estudante;

Ferramenta contribui na rotina do professor

Em muitos casos é comum o professor se sentir desmotivado frente a realidade que encontra a escola. Ver seu esforço em vão muitas vezes o desmotiva de seguir em frente. Nessa hora, os professores não podem achar que estão sozinhos.

Precisam contar com uma rede de apoio. Até mesmo a tecnologia é uma grande aliada. Por que não a usar para se beneficiar e ganhar mais tempo? E mais, melhorar a dinâmica de elaboração e correção de provas?

Então se você quer mais disposição e tempo dentro e fora da sala de aula, otimize seu tempo! Uma queixa comum entre muitos professores é sobre a elaboração e correção de provas. Nesse sentido, a tecnologia pode te ajudar! Conheça uma plataforma que vai ajudar você neste processo. Todo professor sabe que a rotina de corrigir provas não é nada fácil. E até mesmo elaborar.

É preciso cuidado para não aplicar as mesmas provas com frequência no decorrer dos anos, para que não ocorram as temidas ‘colas’. Por isso, nada melhor do que poder contar com ajuda da tecnologia.

Assim funciona o Prova Rápida. É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Já dizia Paulo Freire, “A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

 E você? Possui alguma outra ideia que poderia contribuir? Deixe seu comentário contando pra gente e participe dessa conversa!

 

Referência

https://www.politize.com.br

Tags:
educação brasileira
prova rápida
professores