5 brinquedos educativos para os seus filhos
Maio | 2019

Por Angélica Weise

Todos nós amamos os momentos em que os nossos filhos passam mais tempo envolvidos em brincadeiras educativas e menos tempo colados em telas, principalmente quando ainda são bebês. Ver eles brincando atentamente, descobrindo o brinquedo e criando é muito bonito!

Goste ou não, os brinquedos que escolhemos comprar para os nossos filhos podem fazer a diferença em seu desenvolvimento. Infelizmente existem muitos brinquedos que são comercializados na indústria, mas que não fazem bem a criança.

É responsabilidade dos pais analisar este brinquedo e refletir de que forma ele pode ser importante no desenvolvimento da criança. Por isso, é que os brinquedos educativos criam infinitas oportunidades de aprendizagem através do jogos.

Dessa maneira, durante os anos de crescimento do seu filho, é importante fornecer-lhes brinquedos educativos que lhes permitam aprender enquanto brincam.  Pois, esses presentes dão a ele uma vantagem inicial em leitura, matemática e ciências. Eles desenvolvem seu amor pelo aprendizado, a atitude mais importante para fazer seu filho crescer inteligente.

Importância dos brinquedos educativos

Diferentes tipos de brinquedos exigem que as crianças usem diferentes conjuntos de habilidades, e explorem diferentes áreas de aprendizagem do cérebro.

As crianças aprendem brincando e os brinquedos educativos estimulam o desenvolvimento de habilidades essenciais como criatividade, pensamento fora da caixa e solução de problemas. Logo, o segredo para escolher o brinquedo de desenvolvimento certo para o seu filho é pensar na idade e na aptidão do seu filho, em primeiro lugar.

Quando for comprar um brinquedo para o seu filho,ou até mesmo dar de presente para alguém, verifique se o mesmo precisa de uma atenção redobrada dos pais, ou dos adultos que estarão a sua volta. Alguns brinquedos exigem um cuidado maior, ou ainda, precisam que alguém sente para brincar com a criança. Não basta apenas dar o brinquedo, mas pensar de que forma se brinca com o mesmo. Isso deve ser pensado antes da compra.

Benefícios de Brinquedos Educativos

  • Pensamento inovador e criativo: ao brincar com brinquedos educativos e jogos, as crianças podem desenvolver a percepção, a intuição e o raciocínio ao participarem de uma atividade criativa.
  • Habilidades cognitivas: brinquedos educativos podem ajudar as crianças a se conectarem com seus processos de pensamento e desenvolver suas capacidades de pensar livremente. Brinquedos comuns que ajudam a melhorar as habilidades cognitivas incluem quebra-cabeças e jogos de números.
  • Habilidades motoras: com os brinquedos e jogos educativos certos, as crianças desenvolvem suas habilidades motoras em conjunto com suas habilidades cognitivas.
  • Habilidades: Ao proporcionar às crianças uma experiência de brincadeiras bem orientada, as crianças desenvolvem habilidades consideradas mais suaves, como interação social apropriada (ditada por valores sociais, princípios e sentimentos), habilidades de linguagem e desenvolvimento emocional (ou seja, lidar com certas situações, tais como perder um jogo, ajuda-os a aprender a aceitar desafios, superá-los e ganhar força mental).

Brinquedos educativos indicados

1. Blocos de construção: eles existem há muitos anos, e são ótimos brinquedos educativos, pois ajudam nas suas habilidades motoras. Os melhores brinquedos para o seu bebê são aqueles que envolvem brincadeiras abertas, uma vez que deixa de jogar para a imaginação.

2. Brinquedos de Engenharia para crianças: é um divertido brinquedo de construção que estimula a criatividade e o raciocínio lógico. O benefício mais óbvio é o desenvolvimento de habilidades motoras finas. As crianças gostam de ficar brincando de engenheiro. É certamente um brinquedo que passa por gerações...

3. Peças de madeira: este brinquedo educativo ajuda no desenvolvimento da criança. Neste caso, eles estimulam a criatividade e ajudam no desenvolvimento da linguagem. Além disso, os brinquedos de madeira são seguros e não são tóxicos, ou seja, não oferecem risco para as crianças.

4. Bonecas: as bonecas, principalmente as de pano são indicadas para as crianças, pois elas ajudam e educam para o cuidado e amor. É um dos brinquedos mais antigos do mundo, e mesmo sendo a mais simples até a boneca mais sofisticada, toda criança pode aprender com as bonecas.

5. Quebra cabeça: ele é bom para memória e quando aplicado na escola, primordialmente na educação infantil, facilita muito a aprendizagem. Mas além disso, traz outros benefícios para a criança, como a coordenação motora, interação social, entre outros. Também exercita a sua memória visual, posto que deve ter na mente como era a imagem completa e juntar cada peça.

O brincar é fundamental no desenvolvimento da criança.  E dessa forma que ela consegue emergir no processo de aprendizagem, facilitando a construção da autonomia, reflexão e criatividade.  As brincadeiras ajudam na imaginação, criatividade.

Fases de brincar da criança

- De 0 a 2 anos de idade, a criança participa do que chamamos de Jogos de Exercício.

- 2 e os 7 anos de idade, a simbologia passa a exercer um papel fundamental nas brincadeiras da criança.

- dos 7 anos de idade, a criança passa a ter um entendimento melhor sobre seguir regras, brincar com outras crianças, dividir, entre outros;

Não dê apenas brinquedos, organize seu tempo para brincar com ela!

Não adianta apenas saturar a criança com brinquedos se você não senta para brincar com seu filho. Claro que hoje muitos pais tem uma rotina exausta, cheia de tarefas e compromissos. E quando os pais são professores, é necessário uma organização ainda maior. Com o hábito de levar provas e trabalhos para fazer em casa, muitas vezes o professor não consegue dar conta de brincar com o seu filho em casa, em virtude do tempo que perde corrigindo e preparando aulas.

As crianças adoram que os seus pais interajam com elas. Que tirem algum momento do dia para sentar e brincar. Ou que seja apenas para contar uma história. É um momento do dia que trás mais alegria. E se você é professor e quer mais tempo para brincar com o seu filho, saiba que isso pode ser possível! Existe uma ferramenta chamada Prova Rápida que chegou para ajudar o professor na elaboração e correção de prova. Com ela, você terá mais tempo para brincar com os seus filhos. Quer conhecer? Vamos falar mais a respeito.

Você é professor e quer uma ajuda para a sua rotina?

Dificuldades para elaborar e corrigir provas? A tecnologia pode te ajudar! Conheça uma plataforma que vai ajudar você neste processo. Todo professor sabe que a rotina de corrigir provas não é nada fácil. E até mesmo elaborar.

É preciso cuidado para não aplicar as mesmas provas com frequência no decorrer dos anos, para que não ocorram as temidas ‘colas’. Por isso, nada melhor do que poder contar com ajuda da tecnologia.

Assim funciona o Prova Rápida. É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

 

 

Tags:
prova rápida
brinquedos educativos
crianças
brincar