Dicas de gestão de tempo para professores dentro e fora da sala de aula
Maio | 2019

Por Angélica Weise

Os professores são conhecidos por terem uma rotina bem ativa. Muitos acabam levando o trabalho da escola para casa. Corrigir provas é comum durante os finais de semana, e ainda preparar aula. Só que isso não bem administrado pode trazer riscos para o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Até este pode ser um dos motivos pelas quais os professores costumam ser estressados e sofrem uma alta taxa de exaustão de trabalho. Mas em meio a uma rotina turbulenta, com inúmeros compromissos, como ter uma gestão de tempo dentro e fora da sala de aula? Sobre isso é que você vai acompanhar neste texto que elaboramos para você. Acompanhe!

Gestão do tempo do professor

O dia a dia de professores é repleto de tarefas que demandam tempo e organização. Quase todos os docentes afirmam que o tempo muitas vezes é o seu inimigo, perante a tantas atividades que precisam ser organizadas.

Por isso mesmo é que os professores muitas vezes se sentem sobrecarregados com a montanha de tarefas em mãos, as inúmeras tarefas escolares que precisam planejar, e as pilhas de provas a serem corrigidas.

E não há como negar que a organização é fundamental. É preciso sim haver um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Os professores precisam reconhecer o seu limite, e aprender a dizer não. Por mais difícil que isso seja!

Dicas de gestão de tempo para os professores

Planejar estrategicamente as tarefas de casa: Professores e alunos podem achar que tarefas que exigem prática repetitiva são mais adequadas para o ambiente doméstico. Embora a prática em aula ajude ao enquadrar e estruturar problemas, a prática repetitiva durante a aula pode não ser o melhor uso do tempo.

Tarefas que simplesmente pedem aos alunos que completem um determinado número de problemas para a prática consomem desnecessariamente tempo de aula valioso.

Reserve tempo pessoal: Um professor tem muitas tarefas que exigem atenção e muitas vezes se concentra nas necessidades dos alunos e de seus pais. Embora seja tentador dedicar mais tempo à avaliação, feedback e gerenciamento das necessidades dos alunos, também é importante reservar tempo pessoal para manter as prioridades na perspectiva correta.

• Planeje seu tempo:  é interessante planejar como você gasta seu tempo e organiza seus dias. Para metas de longo prazo, considere um plano de longo prazo. Faça o download de um planejador mensal ou use um aplicativo de planejamento para ajudar você a ter uma visão geral das etapas necessárias para atingir essas metas. 

• Aprenda a dizer não: Não sinta que precisa assumir tudo o que é dado a você. Considere suas prioridades e como uma tarefa pode ou não contribuir para seus objetivos. Como essa nova tarefa ou atividade se encaixaria em seus planos? Se não tiver certeza, peça tempo para decidir, dizendo: “ Posso pensar sobre isso e responder a você sobre isso?" É bom ser útil, mas não em detrimento de sua própria saúde e sanidade.

• Explore ferramentas de gestão de tempo: Hoje em dia, não são poucas as ferramentas que podem ajudar o professor na gestão de tempo — seja para planejar as aulas ou para deixá-las mais versáteis e dinâmicas. Por isso, abuse delas. Realmente com uma rotina puxada, fica difícil dar conta de tudo. Por isso, não hesite em pedir ajuda!

Correção e elaboração de provas demandam tempo e organização

Não podemos negar que entre as atividades que demandam a rotina do professor, a correção de provas é uma das mais cansativas. E quanto mais turmas tiver, mais provas a serem corrigidas. Porém, este método importante de avaliação dos alunos é fundamental para medir o seu conhecimento, e mesmo que outras atividades tenham ganhado destaque como avaliação, a prova continua ainda sendo bem aceita pelos professores e educadores.

E por mais que muitos professores se organizem, o final de semana acaba sendo o eleito para a correção e elaboração das provas. Tudo bem ocupar parte dele, o problema é que muitos professores acabam passando o final de semana todo em função dos preparativos para aula. Mas hoje você pode contar com ajuda de aplicativos. Isso mesmo! Saiba como reduzir o tempo de planejamento e correção de provas.

Precisando de ajuda para elaborar e corrigira provas? O Prova Rápida ajuda!

Dificuldades para elaborar e corrigir provas? A tecnologia pode te ajudar! Conheça uma plataforma que vai ajudar você neste processo. Todo professor sabe que a rotina de corrigir provas não é nada fácil. E até mesmo elaborar.

É preciso cuidado para não aplicar as mesmas provas com frequência no decorrer dos anos, para que não ocorram as temidas ‘colas’. Por isso, nada melhor do que poder contar com ajuda da tecnologia.

Assim funciona o Prova Rápida. É uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. Primeiro, o tempo que você vai economizar. E mais, você elimina a chance de erro causada por correção humana. O que pode ocorrer principalmente quando o professor está diante de uma rotina cansativa e exausta.

Através do Prova Rápida, você terá acompanhamento dos resultados de um aluno. Você pode acessar de qualquer lugar. Além de ajudar na correção, essa ferramenta também permite a criação de um banco de questões. Não é mesmo o máximo?

E você professor? Como tem lidado com a gestão de tempo? Deixe a sua opinião nos comentários. Nós gostamos de trocar conversas com vocês.

Tags:
prova rápida
gestão de tempo
corrigir provas
professores