4 ferramentas digitais que facilitam a vida do professor
Abril | 2019

Por Angélica Weise

As tecnologias digitais vieram para facilitar a vida e a rotina das pessoas. Mudaram comportamento, alteraram formas de trabalho e de relacionamento. Mesmo o acesso estando cada vez mais disponível para mais pessoas, é comum ainda encontrar a resistência de alguns em relação ao seu uso. Já escrevemos em outro texto sobre como motivar os professores a utilizar a tecnologia (Leia mais).

E justamente em um mundo onde ferramentas digitais estão praticamente em todas as partes de nossas vidas, porque elas ainda precisam ser mais trabalhadas entre os professores e os alunos? 

É fundamental que professores, alunos e pais tenham uma compreensão firme do que essas ferramentas podem fazer, e como elas podem ser tralhadas no dia a dia, facilitando inclusive o trabalho do professor.

Por isso, neste texto abordaremos mais a respeito sobre 4 ferramentas digitais que facilitam a vida do professor.

Ferramentas digitais na educação

Há centenas de ferramentas de educação digital que foram criadas com o objetivo de dar autonomia ao aluno, melhorando a administração de processos acadêmicos, incentivando a colaboração e facilitando a comunicação entre professores e alunos.

Embora existam professores que gostam e estão abertos as aulas digitais, outros hesitam em desistir da cópia impressa de sua planilha. É comum ter uma certa resistência, e pensamentos como: "E se algo acontecer - como uma falha no sistema - e se eu perder o meu plano?" acabam passando pela mente de professores resistentes.

Essa preocupação faz parte, principalmente por professores com muitos anos de atuação. Porém, nunca é tarde para aprender algo novo, e com a tecnologia não é diferente. É preciso ter em mente que o seu uso irá facilitar a rotina do professor, e isso diz respeito a planejamento de aula, correção de provas, e muito mais.

Por isso, selecionamos 4 ferramentas digitais que com certeza vão ajudar na rotina do professor. Acompanhe quais são:

1. Planboard

Planboard é uma ferramenta online para facilitar o planejamento de aulas e organizar melhor suas ideias. A planboard simplifica a organização e reduz o tempo de preparação da turma. Acessível de qualquer lugar, você pode planejar aulas, alinhar-se a conjuntos de currículos e gerenciar sua agenda com facilidade. O melhor de tudo, é grátis para professores individuais.

2. Evernote

Precisa fazer anotações o tempo todo? Quer um lugar para guardar as coisas legais que você ver, lembrar ou quiser ler depois?  Encontrar um ótimo aplicativo de anotações é como encontrar o par perfeito de jeans. Eles são difíceis de encontrar, mas uma vez que os encontra, você sempre vai ficar com eles. O mesmo vale para os melhores aplicativos de smartphones.

3. Portal do Professor

O Portal do Professor é um serviço do Mec para os professores. Disponibiliza mídias, aulas, notícias, cursos, a interação com outros professores, coleção de links. É uma ótima ferramenta que conta Fórum e Youtube, e também ferramentas Pela Internet: Compartilhe vídeos, Blogs, Rádios e Tv’s universitárias, Software de compartilhamento de imagens e outros.

4. Prova Rápida

Prova Rápida é uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta. 
economia de tempo no processo de elaboração, aplicação e correção das avaliações, redução de custos com impressões, diminuição de ocorrência de fraudes através do embaralhamento de questões, além de prover resultados imediatos, para alunos e professores.

Por que a tecnologia na sala de aula é importante?

Ao prepararmos os estudantes para a vida após o ensino médio e a faculdade, devemos considerar o papel integral que a tecnologia desempenhará em seu futuro.

Devemos ensinar não apenas as habilidades básicas de uso do computador, mas também como selecionar os programas certos, proteger contra ameaças cibernéticas e filtrar imprecisões ao procurar informações on-line.

Professores experientes, olhando para o futuro da educação, podem querer melhorar sua prática de ensino com cursos que enfocam as qualidades necessárias para criar uma forte cultura digital em suas salas de aula e escolas. 

Dicas que ajudam

Nunca se preocupe em perder seu plano: confie na tecnologia! Claro que existem vezes que o aparelho pode travar. Mas a tecnologia tem avançado e seus registros ficam armazenados. Cada vez mais os programas contém ferramentas que salvam bem os arquivos.

É mais fácil acompanhar o seu progresso: peça ajuda, tire dúvidas.  Com o tempo fica mais fácil acompanhar as tecnologias educacionais. Portanto, é extremamente importante para a sua satisfação no trabalho tirar proveito das ferramentas disponíveis para você, pois elas facilitarão a sua vida.

Aulas mais divertidas e professor mais organizado

Com a evolução da tecnologia, as capacidades educacionais estão crescendo e mudando a cada dia. A Internet é uma vasta biblioteca eletrônica de informações, e tanto a pesquisa quanto a instrução podem ser obtidas com um clique do mouse.

As ferramentas digitais podem ajudar você a economizar tempo e energia, duas coisas que os professores precisam devido a correria do seu dia a dia.

Os estudantes preferem a tecnologia porque acreditam que ela torna o aprendizado mais interessante e divertido. Dessa forma, a tecnologia ajuda os alunos na sala de aula, mas também fora da sala de aula, preparando-os para o futuro.

A tecnologia afeta os alunos de maneira positiva. Seja para ajudar alunos com deficiências, permitir que os alunos trabalhem com material em seu próprio ritmo e tempo, ou simplesmente fornecer informações na ponta dos dedos, os benefícios são muito maiores do que as desvantagens. 

É por isso que ela está cada vez mais sendo implementada na sala de aula. E o seu uso vai além da sala de aula. Todos os professores devem implementar tecnologia porque isso beneficia os alunos de maneira positiva. 

Tags:
ferramentas digitais
professor
prova rápida
educação