Como motivar os professores a utilizar a tecnologia?
Abril | 2019

"Não sou muito experiente em tecnologia" é geralmente a resposta de professores que lutam contra a tecnologia.  Essa é uma relação muito próxima. Mesmo assim ainda é possível encontrar certa resistência de muitos professores com o uso da mesma.

Não basta apenas o uso da tecnologia. O desenvolvimento profissional é a chave para fazer os tipos de melhorias no desempenho dos alunos que desejamos. Por isso, uma das questões mais importantes deve ser as pessoas que vão liderar de frente e usar a tecnologia no dia a dia: os professores. Como anda essa relação?

Até porque a medida que as escolas em todo o mundo começam a incorporar o uso da tecnologia em seus ambientes de aprendizado, muitos desses professores resistentes podem se sentir frustrados e marginalizados pelas novas ferramentas que precisam usar, mas não entendem.

Porém, medo só atrapalha! É possível embarcar neste novo mundo e que pode trazer bons resultados.  Acompanhe o nosso texto sobre motivação dos professores com o uso da tecnologia.

Motivando professores a usar a tecnologia

Sabemos que a internet e os aparelhos eletrônicos são importantes ferramentas educativas. Mesmo muitos professores reconhecendo isso, há sim uma resistência em seu uso, e por vários motivos. Por isso, independentemente da situação, há ainda vários desafios a serem superados em relação ao treinamento em tecnologia da equipe.

Mas como ambientes escolares e políticas públicas podem incentivar e motivar os professores a usar a tecnologia? Aqui estão três dicas que ajudam os professores no uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula.

1. Facilite o acesso

É fundamental que os professores na escola possam ter alguma assistência  técnica. E ela não precisa ser necessariamente de um profissional, mas alguém que saiba mexer em determinado aparelho e possa auxiliar os professores nesse momento.

Tanto quanto possível, os recursos de reserva devem ser fáceis, contínuos e virtuais, para que um professor possa reservar o recurso de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, incluindo um smartphone.

2. Facilite o uso

Todo recurso deve vir com um guia de início rápido, independente da ferramenta. E mesmo assim, alguém precisa auxiliar estes professores na hora seu funcionamento.

Ás vezes, um guia simples de uma página é tudo que um professor precisa para utilizar o mesmo ou ainda arrumar se for o caso. Sendo assim, a escola também precisa trabalhar em conjunto permitindo todo este trabalho em equipe.

3. Certifique-se de que funciona

Parece tão simples, mas isso ocorre com frequência em muitas escolas. Vários professores simplesmente não utilizam equipamentos eletrônicos  porque não funcionam ou estão em manutenção.

Isso traz uma certa barreira no cotidiano do professores. Por isso, é válido ter uma equipe de suporte ou algum profissional que entenda da ferramenta e que possa auxiliar em momentos de dificuldades para qualquer implantação de tecnologia.

E lembramos que o uso da tecnologia em sala de aula pode trazer inúmeros benefícios como:

  • Transformar uma turma centrada no professor em uma centrada no aluno;
  • Aumentar a motivação dos estudantes;
  • Desenvolver a autonomia do aluno;
  • Fornecer aos alunos ferramentas valiosas para o futuro;
  • Incentivar a aprendizagem;
  • Estabelecer um senso de comunidade na sala de aula;
  • Melhorar as habilidades de leitura, escrita, audição e fala;

Há também várias formas dos professores ajudarem a inserir a tecnologia em sala de aula. Um exemplo, quando este equipamento estiver disponível em sala de aula. O kindle ou Kobo. Sabemos que os livros eletrônicos estão cada vez mais comuns e muitas escolas investem no equipamento. É uma forma de indicar leituras e usar em sala de aula.

E por que não usar as redes sociais para ensinar e dialogar com os alunos? Se essas são as ferramentas que você utiliza pode muito bem se valer delas e usar na sala de aula.

Por exemplo, novidades com artigos com vídeos que os alunos podem comentar e debater via Facebook. Ou ainda através do WhatsApp. Podem ser trocadas mensagens, imagens, áudio e vídeo sobre temas relevantes. Isso pode até mesmo ser um tema de casa.

E claro que o medo e receio de professores com o uso da tecnologia é algo normal mesmo com todo avanço da tecnologia. Há vários estudos que falam dessa resistência.

Inclusive um artigo intitulado “As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação”, publicado na revista científica Scielo em 2017, aponta também a fragilidade das políticas públicas: “demonstram a fragilidade e o descompasso das políticas públicas, propostas por meio de legislação e das situações reais de Instituições e escolas no enfrentamento do dia a dia escolar”.

Mas que tal poder contar com ajuda de tecnologia até mesmo para corrigir provas? E não somente isso. Uma ferramenta que possa auxiliar você na elaboração de provas? Sim! Prova Rápida é este o recurso que ajuda na rotina do professor. Quem conhece, usa e recomenda!

 Prova Rápida

O Prova Rápida é uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens desta ferramenta da qual, listamos algumas abaixo:

Banco de questões gratuito

Com mais de 600 mil questões do ENEM, vestibulares, ENADE e concursos públicos, o Prova Rápida dispões do maior banco de questões  do Brasil para geração provas inteiramente gratuito. As questões são organizadas por categorias, como, disciplinas, assuntos, níveis de ensino, de dificuldade, instituição, entre outras. Ter um banco de questões facilita demais a vida do professor na hora de montar uma prova. Em vez de gastar horas fazendo uma análise de todo o conteúdo ensinado para então criar questões que melhor mensurem o aprendizado de seus alunos, no Prova Rápida, o professor já tem tudo isso a sua disposição. Ele poderá criar provas mais inteligentes, diagramadas e em poucos cliques! E se mesmo assim não for possível encontrar as questões desejadas, o professor poderá inserir questões próprias na plataforma e criar um banco de quetões personalizado. Tudo fica armazenado na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar de forma rápida e segura. Veja o vídeo explicativo!

Avaliações online

Além de poder gerar as avaliações impressas tradicionais, a plataforma também conta com o recurso de avaliações online. Com as avaliações online, o aluno não terá, necessariamente, que se deslocar para locais e horários específicos para fazer suas provas. Ele poderá realizar sua avaliação de qualquer lugar, a qualquer momento, utilizando seus próprios dispositivos. Seus resultados podem ser visualizados imediatamente em seu ambiente virtual.

Para o professor são inúmeras as vantagens de se utilizar provas online. Há economia de tempo no processo de elaboração, aplicação e correção das avaliações, redução de custos com impressões, diminuição de ocorrência de fraudes através do embaralhamento de questões, além de prover resultados imediatos.

Corretor automático de gabaritos

Crie sua prova em nossa plataforma, defina o número de questões, selecione o gabarito correto e pronto! Baixe grátis o nosso aplicativo e corrija as provas automaticamente em poucos segundos. Acompanhe o desempenho de seus alunos através das estatísticas de correção e ajude a otimizar todo o processo de aprendizagem.

Organização

Com o Prova Rápida, o professor conseguirá fazer a gestão de todo o processo de avaliação num só lugar. Ele poderá fazer o cadastro de suas instituições de ensino, turmas, alunos,  questões, provas e gerar resultados. Tudo fica armazenado na nuvem podendo ser acessado de qualquer lugar de forma rápida e segura, bastanto apenas de um computador ou smartphone com conexão à internet.

Não perca mais tempo! Faça o seu cadastro  agora mesmo e comece a utilizar a versão gratuita.

 

 

 

Tags:
professores
tecnologia
tecnologia educacional
avaliações online
leitor de gabarito