Ferramentas gratuitas do Google for Education que todo professor deveria conhecer
Abril | 2019

Por Angélica Weise

É muito comum a utilização do Google para procurar conteúdo. Se está com dúvida, digita no Google que as informações aparecem. Claro que é preciso sempre um olhar crítico antes de compartilhar informações. Afinal, em tempos de fake news qualquer pesquisada mais profunda é muito bem vida. Então os professores podem encontrar no Google materiais interessantes para levar e discutir na sala de aula.

Mas você professor, conhece o Google for Education? Essa é uma ferramenta que possuiu inúmeras vantagens! E muitas delas o professor pode levar para a sala de aula, além de melhorar o seu aprimoramento pessoal.

O que é  Google for Education?

No que consiste o Google for Education? Se você ainda não conhece essa ferramenta educacional está na hora. Ela é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula. Você pode acessar o Google for Education por aqui.

Ou seja, o Google oferece uma ferramenta gratuita do qual o professor pode usufruir. De forma resumida, podemos dizer que o Google for Education, apresenta as seguintes funcionalidades: Dispositivos, Ferramentas de produtividade, Google Sala de Aula,  Google Expedições,  alguns outros produtos, entre outros. Vamos conhecer as principais?

1. Google Sala de aula: utilizando o Google for Education uma das opções é o Google Sala de aula. Por meio dele poderá publicar tarefas, criar turmas, fazer anúncios e muito mais.

O Google Sala de aula é gratuito e é uma maneira de ter online a sala de aula. Use-o para publicar tarefas, criar turmas, fazer anúncios e organizar arquivos digitais para sua sala de aula.

Pode ficar tranquilo que as informações armazenadas no Google Sala de aula são mantidas em segurança. Nunca é vendido para anunciantes. Nem seus dados de estudante. Você também não verá anúncios no Google Sala de aula.

Com ele poderá se comunicar com seus alunos por e-mail, mesmo sem sair do aplicativo. Você também pode iniciar uma conversa com um, vários ou todos os alunos na mesma interface. Não é mesmo incrível?

2. Google Drive: com ele pode armazenar todos os seus arquivos na nuvem para facilitar o acesso (até 15Go de graça).

Você sabia que o Google oferece 15 GB de armazenamento on-line para todos os usuários, totalmente gratuito? É uma das maiores e mais convenientes vantagens por aí. 

Dessa maneira pode salvar arquivos importantes na nuvem para facilitar o acesso, contanto que você tenha conectividade com a Internet.

Com o Google Drive, você pode armazenar diversos tipos de arquivos na nuvem, incluindo arquivos PDF, áudio, imagens, documentos do Word, vídeos e muito mais.

Talvez o aspecto mais útil do Google Drive seja a capacidade de colaborar com outras pessoas. Você pode compartilhar arquivos e pastas com seus alunos e permitir que eles visualizem, baixem ou até criem seus próprios arquivos em uma pasta central. O Google Drive é uma maneira prática de organizar arquivos que você, seus alunos, seus pais e / ou seus colegas podem acessar com segurança.

Dica interessante para professores: só porque é baseado na nuvem não significa que você não pode usar o Google Drive off-line. Configure o Google Drive para uso off-line para que você ainda possa acessar seus arquivos mesmo quando não estiver conectado à Internet.

3. Google Docs: a alternativa gratuita ao Microsoft Word, 100% online e gratuito. Atenção: o Google Docs é frequentemente confundido com o Google Drive, mas os dois são diferentes.

Enquanto o Google Drive é o armazenamento online dos seus arquivos digitais, o Google Docs é uma ferramenta de processamento de texto que você pode usar para criar documentos do Word. É muito semelhante ao Microsoft Word com duas exceções: o Google Docs é gratuito e é baseado na nuvem.

4. Formulários Google: crie questionários e outras avaliações. Que tal poder criar questionários e outras avaliações? A beleza do Formulários Google é que esses testes são de autoclassificação. A vida continua melhorando e você conta com ajuda dessa ferramentas para melhorar o seu desempenho em sala de aula.

Outras ferramentas para os professores!

Mesmo com todos estes programas e utilidades, algo que o Google for Education preza é pela segurança dos dados inseridos em sua plataforma e pela privacidade de seus usuários. Além disso, outras ferramentas são indicadas para os professores utilizarem em sala de aula. 

- Prezi: Esta é uma ferramenta de apresentação baseada em nuvem que permite criar apresentações impressionantes incorporadas em diferentes sites e blogs;

-ThingLink: ThingLink é uma ferramenta da Web que permite criar imagens interativas. Essas imagens interativas podem conter links, vídeos, apresentações e muito mais. 

- Socrative: Socrative é um sistema de resposta inteligente ao aluno que capacita os professores a envolver suas salas de aula por meio de uma série de exercícios e jogos educacionais por meio de smartphones, laptops e tablets.

- Prova Rápida: Esta é uma plataforma web para gestão, elaboração e correção de provas. São inúmeras as vantagens da versão gratuita desta ferramenta; nela o professor poderá fazer cadastros de instituições e turmas, utilizar o banco de questões com mais de 600.000 itens retirados do ENEM, ENADE, vestitulares e concursos públicos. Além disso, é possível criar o seu próprio banco de questões, inserindo questões próprias, gerar avaliações com diagramação automática, gerar folhas de gabarito e armazenar todas as suas avaliações de forma segura na nuvem podendo acessá-las quando quiser. Cadastre-se gratuiamente!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco suas expectativas ou questionamentos.

E qual dessas ferramentas você já usa ou conhecia? Conta pra gente e divulga o texto com seus colegas. 

Afinal, poder contar com ferramentas que facilitam a vida do professor é sempre muito bom!

Tags:
Google for Education
professores
sala de aula